MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Dove promete não utilizar IA para retratar a beleza feminina

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

17 de abr. de 2024

CATEGORIA

Notícias

A Dove estendeu o conceito de Beleza Real a uma nova dimensão em “The Dove Code”, sua nova campanha “anti-IA”. A ação reflete uma preocupação real para o mercado de beleza, despertada pela estimativa de que, até 2025, 90% do conteúdo online será gerado por inteligência artificial.

O problema, neste caso, orbita ao redor da tentativa de descrever uma beleza perfeita – e irreal – alcançada através imagens geradas ou manipuladas artificialmente. Pensando nisso, Alessandro Manfredi, CMO da Dove, destacou a importância de uma abordagem proativa, que neste caso, passa pela promessa de nunca usar inteligência artificial nas comunicações da marca.

The Code se propõe a mostrar ao público as muitas falhas que mancham as definições generalistas de beleza compreendidas pela IA generativa. Em seguida, a peça exibe imagens mais realistas e diversificadas, geradas após a introdução da linha “de acordo com Dove Real Beauty” nos prompts de comando inseridos na máquina.

Segundo Manfredi, a ação tem o objetivo de empoderar as mulheres para garantir que elas, e não os algoritmos, possam decidir e declarar a real essência da verdadeira beleza. Estas escolhas, segundo Manfredi, contribuem para comunicações mais realistas, humanizadas e representativas.

20 anos de Beleza Real

Cabe ressaltar que a Dove advoga o conceito de Beleza Real há duas décadas. O ativismo da empresa se notabilizou em campanhas desenvolvidas para desafiar os padrões estéticos enraizados na indústria da beleza, difundidos pelos meios de comunicação e reverberados pela sociedade.

Lançada em 2006, a peça Evolution, primeira ação dentro da plataforma criada pelo conceito, escancarou o processo de manipulação de uma fotografia utilizada em um anúncio de beleza, demonstrando como traços naturais de um corpo feminino eram apagados em nome de uma perfeição inexistente e inalcançável.

Leia também: Dove realiza ação sobre beleza real no Big Brother Brasil e gera buzz

Data Markers IA

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme