Em abril, a Dove se comprometeu a não utilizar IA ao retratar mulheres nas peças publicitárias da marca. O compromisso está enraizado no movimento Beleza Real, lançado pela empresa em 2004 e é parte do Código Dove para comunicações mais diversas e inclusivas.
A desconstrução dos padrões impostos pela indústria beauty tem sido parte importante das ações do Beleza Real desde o início. Ao longo dos anos, campanhas pautadas pelo movimento não se esquivaram de um tom ativista, e foram marcadas por mensagens fortes e urgentes.
Agora, a marca decidiu adicionar ao posicionamento ações educativas para desconstruir padrões de beleza inalcançáveis fomentados pelas figuras criadas por IA. Para isso, a companhia contratou Heloisy Pereira Rodrigues, primeira mulher formada em Inteligência Artificial na América Latina, como embaixadora do movimento Beleza Real.
Com a presença de Heloisy, a marca espera ampliar o escopo de ações educacionais sobre o tema e combater vieses sociais existentes no que diz respeito à representação de mulheres. Outra frente de ação tem o objetivo de diversificar as representações produzidas pelas novas tecnologias, tornando-as mais inclusivas.
Como porta-voz de Dove, a embaixadora participará de palestras e eventos sobre o uso da Inteligência Artificial na geração de imagens e incentivará outras mulheres a se especializarem no tema.
Celebrando a parceria, Heloisy ressaltou que a presença de mais mulheres no campo da tecnologia é tão importante quanto fundamental para que a IA seja utilizada de forma mais justa no dia-a-dia, influenciando positivamente em comportamentos e padrões comuns aos usuários.
Andreza Graner, Diretora de Marketing de Dove Brasil, acrescentou que a contratação de Heloisy renova o compromisso da empresa em fazer com que a beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade, olhando, agora, para o futuro e todas as ferramentas que compõem esses novos tempos.
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