Por vezes, os haters são os maiores promotores de uma marca no Marketing Digital. Isso porque cada interação online funciona como um combustível para ampliar o alcance, seja por curtidas, comentários ou compartilhamentos. Em muitos casos, a crítica e a negatividade movimentam essa roda com ainda mais força.
Naturalmente, marcas não devem se esforçar para “conquistar” haters, mas podem encontrar meios para lidar com eles de forma assertiva e benéfica para o crescimento digital, sabendo que a controvérsia e o debate geram tanto engajamento quanto a positividade, impulsionando a visibilidade de uma marca – uma estratégia conhecida como Marketing Reverso.

Na avaliação de Aline Kalinoski e Paula Kodama, sócias da agência Nowa, a negatividade online, quando administrada de forma estratégica, pode gerar lucro e ampliar o alcance de uma empresa. Os algoritmos que regem as redes sociais não distinguem sentimentos positivos ou negativos: eles simplesmente priorizam o engajamento, tornando a polêmica um fator determinante para a disseminação de novos conteúdos.
Comentários negativos geram discussões. Essas discussões atraem mais pessoas. Em pouco tempo, uma marca que antes passava despercebida se torna um dos assuntos mais comentados na internet. Neste momento, entra a estratégia. Ignorar as mensagens não é suficiente, e confrontar diretamente essas pessoas pode piorar a situação.

Algumas marcas apostam em respostas inteligentes e bem-humoradas, criando um efeito positivo que aproxima a empresa do público e humaniza sua imagem. Marcas que respondem de forma respeitosa ou até com humor conseguem desarmar conflitos e fortalecer a relação com os consumidores.
O equilíbrio entre engajamento e reputação também precisa ser mantido. Embora a polêmica possa gerar visibilidade, é essencial que a empresa não se perca nesse ciclo e busque direcionar a atenção para ações construtivas. A visibilidade gerada por discussões pode ser redirecionada para temas positivos, como soluções para problemas apontados, inovações ou impactos sociais da marca.

O Marketing reverso tem um grande potencial, mas exige cautela. Estratégias baseadas em polêmicas devem seguir princípios éticos para evitar danos irreparáveis à reputação da empresa. Neste contexto, o desafio está em encontrar um equilíbrio entre visibilidade e responsabilidade. Crises podem ser convertidas em oportunidades, desde que a abordagem seja cuidadosa e transparente.
Leia também: Por que o propósito de marca é o maior diferencial das empresas no século XXI
COMPARTILHAR ESSE POST