Depois do filme da Barbie, Divertida Mente 2 vem sendo a animação que mais tem movimentado as conversas nas redes sociais. Mas o que tornou a franquia um sucesso de bilheterias e engajamento? Para a Macfor, o maior acesso à obra foi fator-chave para alimentar o buzz. Métricas online como shares, comentários e likes aumentaram em 40% em comparação com o filme original.
Em um levantamento, a Macfor identificou que o anúncio do segundo filme teve aumento de 150% em buscas pelo título nas semanas anteriores à estreia, quando comparado ao primeiro. Além disso, o trailer teve mais de 50 milhões de views nas primeiras 24 horas e o filme foi logo disponibilizado em streaming em muitos países. Isso gerou aumento de 30% na audiência global em relação ao primeiro.
Cada ponto da jornada do telespectador foi mapeada para maximizar emoções positivas. Até no Linkedin o volume de comentários positivos foi muito maior (90,32%). Houve foco em estratégias personalizadas desde o site oficial, a compra de ingressos até conteúdo exclusivo em plataformas de streaming. Com uma combinação estratégica entre Marketing emocional, uso eficiente de tecnologia, e engajamento omnichannel, Divertida Mente 2 promoveu um sucesso digital comparável ao lançamento do filme Barbie. Por isso, de ambos os casos, as produtoras já analisam continuar as sequências.
Divertida Mente 2 em números
Basta abrir as redes sociais e a repercussão do lançamento da Disney fica evidente. Com isso muitas marcas e criadores de conteúdo aproveitaram a onda para alavancarem sua presença no digital. Nos últimos 30 dias, a quantidade de menções sobre o filme foi de 19,2 mil, com alcance de 130,6 milhões, além dos 89,2 milhões comparando com os 30 dias anteriores.
No LinkedIn, 90,32% dos comentários de postagens relacionadas ao filme foram positivos. Entre as críticas, estão o receio sobre teor político e cultural, já que parte do público acredita que a sequência pode se afastar do que tornou o primeiro filme tão especial, focando demais em temas "woke" ou introduzindo novas emoções que não se encaixam no universo original.
Também há quem critique a falta de informações sobre a história do filme no trailer, alimentando a incerteza sobre a qualidade geral da produção. Além disso, alguns comentários negativos traçam comparações desfavoráveis entre Inside Out 2 e seu antecessor, criando expectativas inalcançáveis para a sequência.
Outra crítica é de quem acredita que a introdução de novas emoções seja uma ideia sem originalidade, preferindo que o filme se concentre em aprofundar as já existentes. Por fim, alguns comentários temem que o filme perca sua relevância para o público infantil ao abordar temas mais complexos e maduros.
Analisando os temas abordados entre as postagens no LinkedIn as pautas de Inteligência emocional (32%), Marketing e Comunicação (24%) e Liderança (20%) se destacam. Apesar de ficar com apenas 4%, as pautas relacionadas à saúde mental também fazem parte, principalmente pelo segundo filme falar da ansiedade.
Leia também: 6 marcas que utilizam Divertida Mente 2 para vender mais
COMPARTILHAR ESSE POST