MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Diversidade: como a inclusão LGBTQIA+ vai revolucionar o mundo corporativo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

11 de abr. de 2023

CATEGORIA

Negócios

A diversidade LGBTQIA+ no universo corporativo vai além de inclusão, é um fator de igualdade social e inspiração para mudar a vida de pessoas, bem como para impulsionar os negócios. Por um lado, temos empresas que já sinalizam diversas iniciativas nesse sentido; por outro, ainda existem desafios e barreiras a serem quebradas para a participação realmente ativa desse grupo no mercado de trabalho, especialmente quando se fala em liderança. Além de ações que abracem as diferenças, também é preciso rever o quadro de gestores e considerar cargos de destaque para pessoas que representem a comunidade e tenham posicionamento ativo.  Se pensarmos nas empresas 20 anos atrás, a inclusão do grupo no mercado de trabalho soaria como uma pauta polêmica e irrelevante. Até porque eram poucas as pessoas que se sentiam à vontade para falar abertamente da sua orientação sexual e, muitas delas, preferiam esconder esse lado pessoal e só focar no desenvolvimento profissional. Hoje, as companhias com pessoas LGBTQIA+ em cargos de alto escalão têm performance 61% maior em comparação a empresas sem profissionais de diferentes orientações sexuais, principalmente em áreas como responsabilidade social corporativa, práticas de RH e qualidade da força de trabalho, segundo dados do Wisconsin LGBT Chamber of Commerce, estudo conduzido pela universidade Marquette. O levantamento revelou ainda que as pessoas desses grupos têm nível maior de empatia, são mais procuradas pela equipe e bem-sucedidas entre os colaboradores. Outra pesquisa, da Oldiversity, mostrou que 77% dos entrevistados aceitam a diversidade, 70% acreditam que as empresas e marcas devem integrar o tema e 54% acham que as propagandas ajudam a criar uma sociedade mais tolerante e justa.  No entanto, o estudo aponta que o público LGBTQIA+ deseja maior participação no mercado de trabalho. Segundo os dados, 75% das pessoas acreditam que as empresas têm preconceito em contratar um profissional dessa comunidade. Já em uma pesquisa feita pela consultoria de engajamento Santo Caos, 61% dos profissionais LGBTQIA+ brasileiros entrevistados disseram que escondem sua orientação sexual em seus empregos.  Encabeçada pelo Center for Talent Innovation, outra pesquisa constatou que 33% das empresas existentes no Brasil não contratariam pessoas LGBTQIA+ para cargos de chefia e 41% dos funcionários gays já sofreram algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho. Outro dado que assombra a comunidade diz respeito à realidade das pessoas transsexuais. Um estudo realizado pela Antra (Associção Nacional de Travestis e Transexuais) revelou que 90% da população trans no Brasil tem a prostituição como fonte de renda principal.  Esse cenário de desigualdade persistente também não favorece os negócios. A diversidade, nos tempos atuais, é sinônimo de inovação, melhores resultados, empatia, segurança psicológica, inclusão, igualdade e produtividade. Um dos fatores-chave para administrar uma empresa de sucesso é atrair e reter talentos diversos. Empresas como o Google e a Meta já comprovaram o poder de um time plural. A chance de um produto nascer global em uma mesa com pessoas diferentes é muito maior do que em um grupo composto por um único background. Além de conseguir uma visão mais ampla e atender a diversos mercados, essa dinâmica minimiza possíveis pontos cegos em relação ao comportamento, ao consumo, às vendas, entre outros.  Mais do que fortalecer a imagem da companhia e agregar mais confiança ao público, isso também gera mais visibilidade para a cultura das minorias, garantindo uma filosofia alinhada ao desenvolvimento igualitário e às demandas da sociedade por maior justiça social. Essa inclusão passa por diversas discussões, quebras de paradigmas, trocas de informações e outras ações voltadas às mudanças de perspectivas dos colaboradores. Iniciativas de educação e parcerias com entidades que trabalham o tema são alternativas para difundir essas políticas internamente, bem como para a sociedade, além de mensurar os resultados obtidos para certificar-se de que todos estão sendo impactados. O fato é que ter a cultura de diversidade e inclusão dentro das empresas promove a representatividade, aumentando ainda mais a motivação dos colaboradores e a retenção de talentos. Além disso, serve como inspiração para pessoas e corporações de todo o mundo. *Renato Politte é Head de Viabilidade de Projetos e Concorrências da um.a

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Negócios

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme