MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Depois do carnaval

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

Existe uma crença popular bem difundida entre os brasileiros de que o ano só começa depois do carnaval. O que, sejamos sinceros, está longe de ser uma verdade — a não ser que você seja um estudante e esteja à espera do início do ano letivo. Para a maioria de nós, não só o ano já começou em janeiro como nem mesmo parece que dezembro chegou ao fim. 

Não à toa, um dos primeiros memes de 2025 foi “onde vocês vão passar a virada de janeiro?", em alusão a um mês que pareceu ter durado três. Eu, como boa parte de vocês, passei trabalhando e aproveitei para pular sete boletos — que vêm como ondas por debaixo da porta de casa.

O fato é que, muito embora o primeiro trimestre seja historicamente mais complicado, é também o mais importante do ano quando se trata de previsões e planejamento. É trocar o pneu com o carro andando, mas quando o tanque ainda está cheio e tem posto policial para garantir a nossa segurança.

E é aqui que entra um fator determinante: o “otimismo realista”. Já adianto que isso não é papo motivacional nem de coach fake, mas uma maneira de tentar achar um meio termo entre a confiança cega do sucesso e a total desesperança. Afinal, é justamente quando o cenário econômico está desfavorável que temos de ser mais resilientes — e criativos, por que não? Trabalhar com menos, tentar um pouco mais, exercitar o poder de convencimento, debater, estressar, ir além.

É preciso desfilar com segurança e dentro do tempo estipulado, mas de quando em quando desafiar a lógica com uma paradinha que faz a bateria se sobressair na avenida. É o equilíbrio saudável entre “fazer tudo cronometrado, mas dentro da caixa” e “ser absolutamente irresponsável, mas criativo”.

Em tempos nos quais todos temos acesso a dados de fontes variadas, é normal incorrer no erro de fazer tudo igual a todo mundo, colocando o quantitativo acima do qualitativo. Só que, mesmo ao avaliar uma massa de pessoas, é preciso entender que elas são diferentes entre si — o que torna a inteligência de segmentação e mensagens adequadas a grande nota do quesito harmonia.

No desfile da comunicação, é preciso contemplar todas as fases do funil de conversão, sabendo que as estratégias de awareness abrem o espetáculo para que a consideração e as vendas fechem o show com nota 10, levando a galera ao delírio. E pra quem acha que o ano começa só depois do carnaval, pergunte às escolas de samba desde quando trabalham para finalmente brilhar em fevereiro. No carnaval, assim como no marketing, não tem milagre — só planejamento e trabalho.

COMPARTILHAR ESSE POST

Henrique Rojas

Head de Criação e Estratégia na Peppery, empresa do Brivia Group

Henrique Rojas é Head de Criação e Estratégia na Peppery, empresa do Brivia Group

AUTOR

Henrique Rojas

Head de Criação e Estratégia na Peppery, empresa do Brivia Group

Henrique Rojas é Head de Criação e Estratégia na Peppery, empresa do Brivia Group

AUTOR

Henrique Rojas

Head de Criação e Estratégia na Peppery, empresa do Brivia Group

Henrique Rojas é Head de Criação e Estratégia na Peppery, empresa do Brivia Group

AUTOR

Henrique Rojas

Head de Criação e Estratégia na Peppery, empresa do Brivia Group

Henrique Rojas é Head de Criação e Estratégia na Peppery, empresa do Brivia Group

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme