Para algumas pessoas, os bons perfumes podem ser vistos como artigos de grande luxo, com preços elevados e destinados apenas para aqueles que possuem alto poder aquisitivo. Engana-se quem leva essa “regra” de forma literal e acredita que é preciso gastar mais para se manter elegante. Cada vez mais, o mercado de cosméticos vem se adaptando às exigências do consumidor e proporcionando uma variedade de experiências olfativas que agradem os mais diversos perfis, com alta qualidade e sofisticação agregados.
O público, por sua vez, está atento a esse movimento e tem buscado apostar em produtos e marcas que de fato estejam em sinergia com seus desejos e necessidades. De acordo com o Relatório Tendências de Bens de Consumo 2024, realizado pela Neogrid em parceria com a Opinion Box, para 66% dos brasileiros, o preço é um fator determinante para decidir a compra de um produto. Na sequência, aparecem qualidade (60,1%) e promoções e descontos (59,8%).
Para as classes de baixo acesso, a qualidade influencia na aquisição de um bem de consumo. A pesquisa indica que, embora esse seja um critério mais importante para as classes A e B (75%), as faixas C, D e E também observam esse aspecto (57%) com atenção. Esse cenário só reforça a relevância de se buscar as melhores soluções disponíveis na perfumaria, com ingredientes aplicados, conexão com as tendências, bem como tecnologias envolvidas na produção da fragrância.
Alto padrão para todos
Para além de disponibilizar produtos de qualidade elevada no mercado, o setor de perfumes precisa atentar-se aos padrões de consumo das pessoas de todas as faixas de renda, sobretudo daqueles que têm renda mais baixa, mas não abdicam de bons produtos. A democratização da perfumaria passa por isso, ao garantir que as pessoas tenham acesso a fragrâncias que unam a alta modernidade e sofisticação da perfumaria internacional, atrelados a um bom custo-benefício.
Nesse sentido, as plataformas digitais tornaram-se aliadas poderosas para estreitar o vínculo com o consumidor e conhecer mais a fundo suas características, sobretudo em um momento em que as pessoas estão cada vez mais conectadas. Para se ter uma ideia, um levantamento recente intitulado “O que ninguém vê: a realidade do consumo digital nas periferias”, realizado pela Unidade de Inteligência do Novo Outdoor Social (NÓS), em conjunto com ao grupo independente de pesquisa HSR Specialist Researchers, indica que 59% dos moradores de comunidades preferem realizar as compras online, reforçando a força do ambiente digital para o consumo.
Marketing Digital como aliado na inclusão
O marketing digital desempenha um papel essencial na inclusão no setor de perfumes, conectando marcas a um público diversificado, de diferentes faixas sociais e culturais. As plataformas digitais não apenas ampliam o acesso às fragrâncias de alto padrão, mas também personalizam a experiência, ao proporcionar um diálogo claro de acordo com a linguagem do consumidor.
Por meio das redes sociais, o consumidor pode vivenciar uma experiência ainda mais próxima e imersiva com os produtos. Vídeos produzidos em Inteligência Artificial, por exemplo, conseguem transmitir para as telas as sensações vivenciadas ao experimentar diferentes fragrâncias, gerando uma aproximação ainda mais genuína com o consumidor.
Além disso, os influenciadores também desempenham um papel importante ao se comunicar com o público jovem e de diferentes regiões. Esse contexto é essencial para criar engajamento e reforçar a ideia de que a perfumaria de alto padrão é inclusiva.
As fragrâncias carregam simbolismos de elegância, prestígio e personalidade, elementos essenciais na construção da identidade de cada indivíduo. A ideia de que esses traços, fundamentais para o empoderamento e autoestima de cada pessoa, devem ser acessíveis a todos, não deve ser apenas um privilégio, mas um direito compartilhado.
Assim, cabe aos grandes players do mercado de perfumaria expandir seus horizontes, aproveitando o marketing digital de maneira estratégica, tornando perfumes de qualidade uma possibilidade que todos possam usufruir.
COMPARTILHAR ESSE POST