MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Das revistas ao WhatsApp: as estratégias da Avon para se conectar com o consumidor

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

8 de jan. de 2024

CATEGORIA

Negócios

Facilidade de compartilhamento, praticidade, preservação de informações, acessibilidade: estes são apenas alguns dos benefícios proporcionados pela digitalização de diferentes produtos e serviços antes acessíveis no formato físico. Mas o que fazer quando um destes objetos se transforma em um ícone capaz de marcar gerações e alavancar vendas mesmo na era digital?

Para a Avon, que ao longo dos anos, se notabilizou pelas suas famosas revistas repassadas pelos revendedores aos consumidores, a preservação deste valioso ativo físico, associada às estratégias de expansão digital, foi a melhor resposta. A manutenção das revistas faz parte de um conjunto de ações cujo objetivo é conectar a marca com os diferentes tipos de consumidores espalhados por todo o país.

Tanto no mundo físico quanto no digital, o termo inovação se tornou uma palavra de ordem para os objetivos da longeva empresa, presente no mercado brasileiro desde 1958. “Para sobreviver em um mercado tão competitivo como o mercado de cosméticos, você precisa inovar, tem que sair na frente, você precisa entregar ao consumidor um produto que ele nem imaginava precisar”,  reflete Juliana Barros, Diretora executiva de Marketing e Comunicação da Avon Brasil, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.Opções diferentes para consumidores diferentes

Juliana define a Avon como uma empresa perene e oferece uma explicação plausível para justificar o título. “A empresa sempre esteve muito voltada a atender as necessidades de beleza das mulheres. Sempre existiu uma escuta muito grande por parte da empresa para ouvir os consumidores, entender suas necessidades e buscar soluções”, conta.

Ouvindo e observando os consumidores, a empresa percebeu a importância de manter a circulação de suas tradicionais revistas, mesmo em meio a toda a praticidade e rapidez ofertada pelo universo digital. “Existe uma demanda reprimida por folhear uma revista, vemos isso na prática. Então, a revista existe porque os consumidores têm o prazer de sentar e falar ‘deixa eu ver isso com calma’, especialmente nos momentos que eles querem relaxar um pouco”, completa.

Bem aceito pelo público, o modelo de ofertas e pedidos consolidado pelas revistas também foi adaptado ao universo digital, mais especificamente para o WhatsApp. “Os clientes recebem a revista via WhatsApp, escolhem produtos e sinalizam os pedidos no próprio aplicativo, indicam a quantidade para a consultora, ela passa o pedido e, muitas vezes, entrega na casa do próprio cliente”, continua a Diretora.

Outra parte importante para a estratégia digital da Avon é a parceria com influenciadores. Nesta frente, os cuidados no processo de seleção de parceiros são imprescindíveis para a veiculação de campanhas eficazes. “Eles [os influencers] têm que ter uma afinidade muito grande com os posicionamentos da marca. Precisam ter um discurso crível, compatível com o que nós queremos comunicar. Caso contrário, os consumidores serão os primeiros a perceberem que a parceria é mecânica, uma mera troca comercial”, ressalta.

Para a empresa, a amplitude formatos estratégicos voltados para diferentes públicos é um diferencial que contribui para o alcance de consumidores espalhados por todo o país. “Vivemos em um país extremamente diverso, enorme. A Avon chega a lugares que a gente nem pode imaginar, com suas revistas, então a venda porta a porta ainda é bastante forte, especialmente fora dos centros metropolitanos”, finaliza.

Leia também: De blogueiras à empresárias: quais são os nomes que mudaram o mercado de beleza,

Avon Brasil - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Negócios

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme