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Conteúdo na era da IA: insights do CMO Summit

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

22 de jul. de 2025

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Branded Content

Conteúdo na era da IA: insights do CMO Summit

Desde o surgimento do ChatGPT, a inteligência artificial se tornou um assunto recorrente nos times de marketing. Com isso, surgiu uma nova "febre" em ser citado pelas ferramentas de IA. Profissionais de marketing querem descobrir como as marcas podem aparecer nos resultados de buscas e respostas geradas pela inteligência artificial.

Rafael Rez, fundador e CMO da Web Estratégica destacou na palestra "O novo mundo digital" no CMO Summit que ainda não é possível anunciar para aparecer na IA. Rafael destacou que o verdadeiro papel do conteúdo é ajudar o cliente a comprar, e que conteúdo planejado e produzido sobre essa ótica é o que a IA mais mostra.

Conteúdo como eixo central da jornada do cliente

A jornada de compra do consumidor é cada vez mais complexa e envolve o consumo de conteúdo em diversos formatos. Com a adoção da inteligência artificial, essa jornada se tornou ainda mais múltipla, complexa e personalizada, com novos canais de busca e formas de consumir informações. No entanto, o conteúdo continua sendo peça central em todas as etapas do processo de decisão, independentemente do canal.

Segundo Rafael Rez, existe uma inversão de prioridades na forma como as marcas encaram a estratégia de conteúdo e as ferramentas de inteligência artificial. "Muitos profissionais de marketing querem descobrir como as marcas podem ser citadas pela IA. É uma pergunta válida, mas, antes disso, é preciso se perguntar de onde a IA tira seu conhecimento. E a resposta é simples: conteúdo! Para ser citado pela IA, é preciso, antes de mais nada, que as LLMs consumam seu conteúdo e que ele seja bom", afirma o executivo.

Ele enfatiza que uma estratégia bem definida e a criação de conteúdo de qualidade devem vir antes de qualquer esforço de otimização para canais de distribuição, sejam ferramentas de IA ou outros. "Não faz sentido se preocupar com otimização se o seu conteúdo é ruim. O conteúdo precisa ajudar seu cliente a comprar. Se você não tira dúvidas, não gera valor e não conduz o seu público pela jornada de compra, seu problema não tem a ver com ser citado pela IA. Seu problema é criar conteúdo que ajuda o cliente a comprar de você", completa Rez.

Na prática, isso se traduz em resultados. Um levantamento da Web Estratégica mostrou que usuários que passam por um hub de conteúdo geram até 39% mais conversões no e-commerce. A reputação digital não se constrói apenas otimizando seu site com um checklist para LLMs. Ela é forjada na consistência e na capacidade de ajudar o cliente a tomar decisões ao longo de todo o caminho.

As principais fontes que as IAs utilizam para buscar conhecimento, como blogs, notícias e avaliações de usuários , reforçam a importância da produção de conteúdo de qualidade antes de qualquer otimização. "É menos sobre ‘ser citado’ e mais sobre estar presente ao longo da jornada", finaliza Rafael Rez.

O impacto do conteúdo nas vendas online

Para aprofundar essa discussão e apresentar um panorama completo sobre o papel do conteúdo no cenário atual do e-commerce, a Web Estratégica estará presente no Fórum E-commerce Brasil 2025, que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de julho.

No evento, a empresa irá lançar seu estudo inédito “O papel do conteúdo na jornada de compra online”. O estudo, que reúne entrevistas com executivos de grandes marcas do varejo e dados de mercado, promete ser um material relevante para profissionais que buscam maximizar seus resultados através de uma estratégia de conteúdo robusta e orientada para o cliente.

A Web Estratégica atua na criação e execução da estratégia de conteúdo de grandes marcas do varejo, como Magalu, Electrolux, Netshoes, Epson, Youcom e Darkness. O time de especialistas da empresa estará à disposição no stand para mostrar como o conteúdo pode gerar resultados concretos para o e-commerce.

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