Os brasileiros estão retomando o hábito de comer fora de casa, acompanhando a redução do home office. Entre 2023 e 2024, houve um aumento de 2% no número de refeições realizadas, com crescimento de 28% na frequência de consumo e 9% na penetração. O consumo "On the Go" também está em ascensão, passando de 0,5% para 1,3% das refeições no mesmo período. Paralelamente, as marmitas continuam ganhando espaço como alternativa prática e acessível.
Os dados foram divulgados no Consumer Insights 2024, realizado pela divisão Worldpanel da Kantar. A leitura feita pela empresa é que o consumo fora do lar tem sido impulsionado principalmente por refeições com colegas de trabalho, especialmente os almoços de terça e quinta-feira, que cresceram 46%. As escolhas mais frequentes incluem carne bovina, com aumento de 66%, e comida brasileira, que registrou alta de 47%.

Por outro lado, o custo das refeições fora de casa também subiu. Em 2024, um combo composto por refeição, bebida não alcoólica e sobremesa ficou, em média, 23% mais caro do que no ano anterior. Para as classes D e E, o impacto foi ainda maior, chegando a 30%. O valor médio gasto por refeição aumentou de R$ 54,79 em 2023 para R$ 57,76 em 2024. Em resposta a essa alta, os consumidores reduziram os gastos com bebidas não alcoólicas, que passaram de R$ 11,04 para R$ 10,63, e sobremesas, que caíram de R$ 15,20 para R$ 14,68.
O consumo de marmitas cresceu, especialmente entre as classes A e B, que apresentaram um aumento de 112% nas ocasiões de consumo semanal entre o quarto trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024. Entre os itens mais presentes nas marmitas, destacam-se carne bovina (+22 p.p.), carne de aves (+10 p.p.) e massas secas ou caseiras (+5 p.p.). Os principais fatores que motivam essa escolha são a praticidade, mencionada em 46% das ocasiões, e a rapidez no preparo, com 66% das refeições sendo feitas em até 30 minutos.
O estudo Consumer Insights monitora continuamente o consumo de bens não duráveis no Brasil, abrangendo alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. Para esta edição, foram analisadas seis regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
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