MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Consumo fora de casa cresce 28% em 2024, mas alta nos preços impacta brasileiros

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

2 de abr. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Os brasileiros estão retomando o hábito de comer fora de casa, acompanhando a redução do home office. Entre 2023 e 2024, houve um aumento de 2% no número de refeições realizadas, com crescimento de 28% na frequência de consumo e 9% na penetração. O consumo "On the Go" também está em ascensão, passando de 0,5% para 1,3% das refeições no mesmo período. Paralelamente, as marmitas continuam ganhando espaço como alternativa prática e acessível.  

Os dados foram divulgados no Consumer Insights 2024, realizado pela divisão Worldpanel da Kantar. A leitura feita pela empresa é que o consumo fora do lar tem sido impulsionado principalmente por refeições com colegas de trabalho, especialmente os almoços de terça e quinta-feira, que cresceram 46%. As escolhas mais frequentes incluem carne bovina, com aumento de 66%, e comida brasileira, que registrou alta de 47%. 

 

Por outro lado, o custo das refeições fora de casa também subiu. Em 2024, um combo composto por refeição, bebida não alcoólica e sobremesa ficou, em média, 23% mais caro do que no ano anterior. Para as classes D e E, o impacto foi ainda maior, chegando a 30%. O valor médio gasto por refeição aumentou de R$ 54,79 em 2023 para R$ 57,76 em 2024. Em resposta a essa alta, os consumidores reduziram os gastos com bebidas não alcoólicas, que passaram de R$ 11,04 para R$ 10,63, e sobremesas, que caíram de R$ 15,20 para R$ 14,68.  

O consumo de marmitas cresceu, especialmente entre as classes A e B, que apresentaram um aumento de 112% nas ocasiões de consumo semanal entre o quarto trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024. Entre os itens mais presentes nas marmitas, destacam-se carne bovina (+22 p.p.), carne de aves (+10 p.p.) e massas secas ou caseiras (+5 p.p.). Os principais fatores que motivam essa escolha são a praticidade, mencionada em 46% das ocasiões, e a rapidez no preparo, com 66% das refeições sendo feitas em até 30 minutos.  

O estudo Consumer Insights monitora continuamente o consumo de bens não duráveis no Brasil, abrangendo alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. Para esta edição, foram analisadas seis regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Leia também: Fini, Samsung e Nutella são as marcas mais inovadoras, segundo Kantar

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme