A Natura lidera a 12ª edição do ranking Reputação Empresarial da Merco, que avaliou as 100 empresas com melhor reputação em 2025. Fecham o Top 3 Mercado Livre e Ambev. A diversidade setorial aparece como um dos principais destaques da edição.
O Top 10 reúne organizações de oito setores distintos, com destaque para Bebidas e Cosméticos e Perfumaria. Completam as dez primeiras posições Grupo Boticário (4º), Itaú Unibanco (5º), Nestlé (6º), Coca-Cola (7º), Magazine Luiza (8º), Toyota (9º) e Vivo (10º).
No recorte por segmento, Cosméticos e Perfumaria concentram posições de destaque, com Natura (1º) e Grupo Boticário (4º), além de Avon (12º) e L’Oréal (21º). No varejo e no ambiente digital, Mercado Livre (2º) e Magazine Luiza (8º) figuram entre as líderes, enquanto o setor financeiro aparece representado por Itaú Unibanco (5º), Bradesco (11º) e Nubank (18º).
Oito empresas aparecem no ranking pela primeira vez: C&A (76º), Eurofarma (78º), BYD do Brasil (82º), Grupo Cimed (92º), TIM (96º), ArcelorMittal (97º), Sanofi (99º) e Sabesp (100º).

Pontuação
As empresas foram avaliadas a partir de variáveis como resultados econômico-financeiros, qualidade da oferta, ética, governança, inovação, comunicação, sustentabilidade e compromisso social.
O ranking também incluiu análise de reputação digital, com 364 mil menções em canais online, e a verificação de indicadores objetivos fornecidos pelas próprias companhias.
A metodologia considerou 26 fontes de informação e foi aplicada entre maio e dezembro, com 17,3 mil entrevistas no Brasil. O estudo ouviu executivos, especialistas, jornalistas, analistas financeiros, representantes de consumidores, sindicatos, ONGs, governo, gestores de mídias sociais e consumidores, além de incorporar 12.939 entrevistas do ranking Merco Talento.
Leia também: WhatsApp lidera ranking global de marcas em 2026; O Boticário mantém liderança no Brasil
COMPARTILHAR ESSE POST







