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Consumo de bens não duráveis cresce no Brasil; classes D e E lideram alta

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DATA

25 de out. de 2024

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Notícias

Consumo de bens não duráveis cresce no Brasil; classes D e E lideram alta
Consumo de bens não duráveis cresce no Brasil; classes D e E lideram alta
Consumo de bens não duráveis cresce no Brasil; classes D e E lideram alta

O consumo dentro dos lares brasileiros segue em alta. Dados divulgados no relatório “Consumer Insights Q2 2024”, da Kantar, apontam que o volume de unidades por viagem aumentou 7% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

O crescimento mais expressivo foi registrado entre os consumidores de menor poder aquisitivo: nas classes D e E, a alta é de 8,7%. O aumento se espalha e abrange diversas categorias de produtos. Cestas de Mercearia Doce (+9,3%), Bazar e Medicamentos Sem Prescrição (+5,7%) e Bebidas (+4,7%) registraram os maiores crescimentos.

Na avaliação de Juliana Kohler, Gerente de Contas da Kantar, independentemente do público, todos compram produtos de diferentes preços para equilibrar os gastos. A chave está em escolher de acordo com a categoria. Itens de indulgência, a exemplo de doces e refrigerantes, ganham destaque entre marcas premium, enquanto opções básicas, como alimentação, são mais adquiridas de empresas econômicas.

Voltando ao comportamento das classes D e E, os dados mostram que esses consumidores estão investindo em itens premium em determinadas categorias, como sabonetes (+11%) e chocolates (+36,7%), ao mesmo tempo em que optam por opções mais acessíveis em produtos essenciais do dia a dia.

Cabe ressaltar que as preferências de consumo variam entre diferentes grupos de consumidores. As classes A e B, por exemplo, buscam mais embutidos, refrigerantes e sorvetes. Já as classes D e E dão preferência para pão industrializado, bolos prontos e biscoitos.

Neste contexto, a intensificação do consumo impulsiona, consequentemente, mais momentos compartilhados dentro do lar. No primeiro semestre de 2024, café da manhã (+1,8%) e almoço (+1,6%) foram as ocasiões que apresentaram os maiores incrementos. Os brasileiros dedicaram, em média, 27 minutos para preparar cada refeição.

 Leia também: Fini, Samsung e Nutella são as marcas mais inovadoras, segundo Kantar

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Ian Cândido

Repórter

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