MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Consumidores farão mais compras online em 2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

8 de ago. de 2024

CATEGORIA

Notícias

51% dos consumidores entrevistados pela Opinion Box para o estudo “E-Commerce Trends 2025” pretendem aumentar a frequência de compras online nos próximos 12 meses. O número projeta um avanço significativo para o mercado eletrônico no ano que vem, já que 88% dos entrevistados fazem pelo menos uma compra online todos os meses.

Entre os motivos para o aumento da predileção pelos canais digitais, os entrevistados citaram gatilhos como “preços mais baixos do que nas lojas físicas” (59%), “praticidade de comprar sem sair de casa” (58%), “promoções exclusivas para a internet” (51%) e “facilidade para comparar preços” (50%).

Esta comodidade é observada desde o processo de pesquisa dos produtos de desejo. O Google (58%) continua sendo a primeira parada na jornada de compra. Logo depois, muitos preferem acessar os sites ou aplicativos das lojas onde já pretendem comprar (47%) ou de lojas que já conhecem e confiam (41%).

Além disso, 73% dos consumidores preferem realizar suas compras via celular ou smartphone – o que potencializa o poder das redes sociais como motores de pesquisa. Neste panorama, o Instagram se destaca, sendo utilizado por 72% dos compradores online. YouTube (47%), Facebook (38%), TikTok (18%) e Pinterest (14%) fecham o top 5.

Nestas plataformas, a influência dos criadores de conteúdo deverá se consolidar ainda mais no ano que vem. O Instagram aparece como a principal prateleira para o contato com influenciadores (52%), e 45% dos entrevistados afirmam já ter comprado um produto ou serviço indicado por um influencer.

Enquanto o conforto deverá manter o e-commerce aquecido ao longo de 2025, os varejistas digitais devem planejar estratégias de prevenção contra percalços que podem levar à desistência em uma jornada de compra digital. Neste recorte, 92% dos respondentes mencionaram o valor do frete como o principal fator de abandono do carrinho.

Dúvidas relacionadas às características dos produtos também aparecem como um potencial fator de desistência. 84% dos respondentes disseram que, por vezes, deixam de realizar uma compra online por medo do produto não servir, enquanto outros 84% citaram o medo de o produto real não ser fiel à descrição fornecida pelo e-commerce.Leia também: Desafios enfrentados pelo e-commerce podem ser vencidos com automação e melhor relacionamento com clientes

Live Shopping Workshop Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme