A Leadster divulgou o estudo “Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023”. O relatório analisou o comportamento de milhões de internautas para descobrir as melhores estratégias de geração de Leads no Brasil e para responder a perguntas que norteiam ações e campanhas de Marketing Digital. Para a obtenção dos resultados, a pesquisa se aprofundou nos dados de taxa de conversão, que no estudo, representa a relação entre o número de usuários que acessou o site ou visualizou determinada campanha e aqueles que efetivamente converteram na oferta. Para a análise, foram consideradas apenas as conversões de fundo de funil (visitantes para propostas, demonstrações, pedidos de orçamentos, agendamento de reuniões e vendas). Analisando 2.211 sites, a pesquisa determinou que a Taxa de Conversão mediana de acessos em leads no Brasil é 3,19%. O valor representa um decréscimo em comparação ao observado anteriormente (3,81%) seguindo uma tendência de queda global. A pesquisa também indicou a taxa de conversão em sites com alto desempenho (7,47%), e sites com baixo desempenho (1,12%). Os campeões de conversão O relatório analisou, também, os canais com melhor desempenho para a conversão. Em 2023, o Meta Ads lidera o ranking com taxa de conversão de 4,23%, um acréscimo de quase 2% em comparação com o resultado observado em 2021. Em seguida, estão LinkedIn Ads com 3,59% e Google Ads com 3,22%. Embora ocupe a primeira posição, com um alto volume de conversões, o Meta Ads acende o sinal de alerta em relação à intenção de compra e maturidade dos leads, que costumam ser menores nas redes sociais do que nos canais de busca, aumentando o nível de dificuldade no fechamento da venda. Apesar de pouco explorado no Brasil, o LinkedIn Ads se demonstra um dos melhores canais para geração de leads B2B. Isso pode ser explicado pelo seu alto poder de segmentação dentro da plataforma. Sua taxa de conversão teve um crescimento de 2,31% em 2021 para 3,59% em 2023. Líderes de Tráfego e Leads Enquanto a taxa de conversão de acessos orgânicos apresentou queda de 2,94%, em 2021, para 2,24% em 2023, o canal é o que leva mais acessos aos sites das empresas brasileiras, com uma taxa de tráfego de 35,29%. Este contraste pode ser explicado da seguinte maneira: o usuário que acessa um site de forma orgânica ainda está dando os primeiros passos na jornada de compra, e precisa passar por um processo de educação até a venda - algo que as empresas devem se preparar para oferecer. Finalmente, no que tange à geração de leads, o Google Ads, responsável por 28,16% dos leads gerados, ocupa a primeira posição do ranking da pesquisa, superando o canal orgânico, com 19,20%, e o Meta, com 10,23%. A pesquisa trouxe, também, um panorama completo sobre o desempenho de segmentos específicos, como o setor financeiro, educacional, jurídico e B2B. Veja o Panorama Completo aqui. Leia também: A evolução do mercado de performance: do lead ao usuário
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