De volta às ruas após os anos de isolamento impostos pela pandemia, o consumidor brasileiro não deve jogar as compras online para escanteio. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em 2022, ano de transição entre as restrições sociais e o retorno à rotina normal, as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões.
Os dados revelam um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Foram cerca de 368,7 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 460,00 por cliente no ano passado. Naquele período, os destaques de vendas foram nos segmentos de eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos, casa e decoração, informática e moda. O setor de alimentos e bebidas também registrou crescimento, influenciado principalmente pelos jogos da Copa do Mundo.
Para 2023, a projeção de crescimento é ainda maior, segundo a ABComm. A expectativa gira em torno de 9,5%, podendo atingir os R$ 186 bilhões ao fim do ano. Ao longo do ano, o ticket médio deve se manter em equilíbrio, chegando a R$ 470,00. Já os pedidos podem alcançar os 395 milhões.
No entanto, o ritmo de crescimento do setor ainda deve ser mais lento em comparação ao registrado durante os anos de pandemia. Para Maurício Salvador, presidente da ABComm, o pós-pandemia levou os consumidores de volta às ruas e esse contexto deve refletir na percepção de um crescimento lento para o setor digital.
Período de se reinventar
Sobrevivente da pandemia, a Baruel viu de perto o impacto das restrições sociais sobre o seu principal ativo: o Tenys Pé. Diante do novo padrão de consumo adquirido pelos consumidores naquela ocasião, a empresa teve de criar alternativas criativas para um novo paradigma de comunicação, capaz de resgatar a frequência de uso de seu principal ativo.
Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Pedro Fernandes, Head de Marketing, Trade Marketing e Pricing da Baruel, destacou como a pandemia, pesquisas e benchmarking mudaram os passos do Tenys Pé. Junte-se ao Clube Mundo do Marketing e faça parte da conversa!
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