MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Compras online atingiram quase R$ 170 bilhões no Brasil em 2022

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

16 de mai. de 2023

CATEGORIA

Notícias

De volta às ruas após os anos de isolamento impostos pela pandemia, o consumidor brasileiro não deve jogar as compras online para escanteio. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em 2022, ano de transição entre as restrições sociais e o retorno à rotina normal, as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões.

Os dados revelam um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Foram cerca de 368,7 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 460,00 por cliente no ano passado. Naquele período, os destaques de vendas foram nos segmentos de eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos, casa e decoração, informática e moda. O setor de alimentos e bebidas também registrou crescimento, influenciado principalmente pelos jogos da Copa do Mundo.

Para 2023, a projeção de crescimento é ainda maior, segundo a ABComm. A expectativa gira em torno de 9,5%, podendo atingir os R$ 186 bilhões ao fim do ano. Ao longo do ano, o ticket médio deve se manter em equilíbrio, chegando a R$ 470,00. Já os pedidos podem alcançar os 395 milhões.

No entanto, o ritmo de crescimento do setor ainda deve ser mais lento em comparação ao registrado durante os anos de pandemia. Para Maurício Salvador, presidente da ABComm, o pós-pandemia levou os consumidores de volta às ruas e esse contexto deve refletir na percepção de um crescimento lento para o setor digital.

Período de se reinventar 

Sobrevivente da pandemia, a Baruel viu de perto o impacto das restrições sociais sobre o seu principal ativo: o Tenys Pé. Diante do novo padrão de consumo adquirido pelos consumidores naquela ocasião, a empresa teve de criar alternativas criativas para um novo paradigma de comunicação, capaz de resgatar a frequência de uso de seu principal ativo.

Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Pedro Fernandes, Head de Marketing, Trade Marketing e Pricing da Baruel, destacou como a pandemia, pesquisas e benchmarking mudaram os passos do Tenys Pé. Junte-se ao Clube Mundo do Marketing e faça parte da conversa!

Tenys Pé

Leia também: Como a inteligência artificial está influenciando o consumo da Geração Z no e-commerce

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme