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Como utilizar o calendário promocional para vender mais em 2025?

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

21 de jan. de 2025

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Notícias

Como utilizar o calendário promocional para vender mais em 2025?
Como utilizar o calendário promocional para vender mais em 2025?
Como utilizar o calendário promocional para vender mais em 2025?

O ano de 2025 começou com muito otimismo, impulsionado por tendências positivas no mercado varejista, como o crescimento do e-commerce e a retomada de eventos presenciais, além do aumento no poder de compra em diversos setores. Mas um alerta: o planejamento de ações e estratégias de Marketing no varejo demandam tempo. Um dos principais recursos utilizados nessa programação é o uso de um calendário promocional para impulsionar as vendas em oportunidades sazonais. 

De acordo com Paulo Moratore, Diretor Comercial da Pricefy by Selbetti, as empresas que organizam um calendário promocional e desenvolvem ações específicas para vendas pontuais, como promoções temáticas e ofertas relâmpago durante datas comemorativas, conquistam a atenção do público de forma mais eficaz. O Carnaval neste ano só será em março. Depois, ainda no primeiro semestre, vem o Dia das Mães, em maio, e o Dia dos Namorados, no mês de junho.

Para mudar esse cenário, Paulo traz importantes dicas de como o varejista pode atrair o público-alvo e aumentar as vendas em períodos específicos. De acordo com Moratore, as empresas que organizam um calendário promocional e desenvolvem ações específicas para vendas pontuais conquistam a atenção do público, além de obter a possibilidade de oferecer um atendimento diferenciado e fidelizar o consumidor. 

Diante da possibilidade de alcançar receitas mais eficientes em determinados períodos do ano, ele elaborou uma lista de dicas que ajudam as empresas na hora de buscar os resultados esperados. A seguir, apresentamos uma lista com dicas práticas que o ajudarão a aproveitar essas oportunidades:

Crie promoções exclusivas nas datas comemorativas

Os descontos são um atrativo à parte para os clientes. Para maximizar a atração sem comprometer a margem de lucro, é essencial calcular essas promoções estrategicamente. Utilize ferramentas de precificação para identificar os produtos com maior margem, permitindo oferecer descontos mais agressivos nesses itens. Além disso, avalie o histórico de vendas para definir quais produtos geram maior volume em períodos sazonais e ajuste as porcentagens de desconto de acordo com a elasticidade da demanda. 

"Oferecer descontos progressivos, como 10% para um item e 20% para dois, é outra estratégia que incentiva compras maiores sem prejudicar tanto a lucratividade", recomenda o executivo. Oferecer preços diferenciados é uma ótima estratégia para alcançar o público-alvo, principalmente em datas comemorativas, onde a demanda é alta. 

“Os descontos podem ser determinados pela quantia de itens adquiridos, artigos relacionados às comemorações do período do ano, cupons disponibilizados no site ou redes sociais e, até mesmo, indicações de amigos e familiares”, explica o executivo.

Crie promoções exclusivas nas datas comemorativas

Entenda o comportamento do público-alvo

Embora seja uma questão de extrema importância para que uma empresa alcance os resultados esperados, durante a elaboração de uma campanha, muitas marcas não designam a atenção necessária para os estudos que analisam como os consumidores se comportam. Ferramentas como o Google Analytics, pesquisas qualitativas com grupos focais e plataformas de CRM, por exemplo, permitem obter dados detalhados sobre preferências, hábitos de compra e interações do cliente ao longo da jornada.

Segundo Moratore, descobrir quais fatores são significativos para os clientes, ações que mais atraem a sua atenção, épocas de maior procura por determinados produtos e necessidades que motivam uma compra, são apenas alguns dos principais itens que precisam ser compreendidos no comportamento do público.

“Quando uma empresa é capaz de entender como os seus clientes se comportam e quais são as mensagens que os convencem a fazer uma compra, os resultados começam a aparecer. É preciso conhecer o público-alvo e elaborar estratégias que estejam de acordo com as necessidades e atendam suas expectativas, dentro e fora do ponto de venda”, pontua Moratore.

Defina o limite de cada ação

Delimitar o intervalo de duração de cada campanha é essencial para que aconteça um planejamento estruturado com datas para o início e fim do período no qual a empresa vai investir em determinada data comemorativa. “É importante prestar atenção no comportamento dos consumidores para definir esses períodos, por exemplo, o calendário promocional de uma livraria que vende materiais escolares precisa começar no fim do ano e terminar depois do começo das aulas”, afirma o executivo.

Observe o calendário internacional

Existem datas comemorativas que são muito famosas ao redor do mundo, mas que não ganham tanta visibilidade no mercado brasileiro. “Contudo, alguns consumidores estão começando a se interessar por essas comemorações e isso pode ser uma ótima oportunidade para explorar diferentes formas de venda”, explica Moratore. 

Alguns exemplos são o Halloween e o Dia de Ação de Graças, comemorações extremamente famosas em países como os Estados Unidos, que começam a ganhar amplo espaço em algumas cidades do Brasil.

Utilize as datas para aproximar-se do cliente

Utilize as datas para aproximar-se do cliente

Além das promoções e vantagens oferecidas, as empresas também podem aproveitar as festividades para investir em uma comunicação mais próxima e personalizada com seus clientes. Por exemplo, enviar mensagens temáticas adaptadas a diferentes públicos-alvo, como promoções exclusivas para jovens adultos no Dia dos Namorados ou campanhas voltadas para famílias durante o Natal, pode criar conexões mais significativas e aumentar a eficácia das ações. 

“Marcas que aproveitam as informações de seus bancos de dados, como e-mails e telefones, devem utilizar ferramentas de automação para enviar mensagens de boas festas no fim do ano e, até mesmo, personalizar o contato desejando parabéns aos aniversariantes”, diz Moratore. 

Leia também: NRF 2025: histórias, conexões e o futuro do varejo

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Redação

Redação Mundo do Marketing

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