Ser preferência do consumidor é o maior prêmio que você pode receber. Vejamos três características que o cliente valoriza muito como diferenciais: qualidade do produto ou serviço, preço e atendimento.
Quando o assunto é o produto existem diversos fatores que não estão apenas no nosso controle e alguns são muito custosos, como compra de novas máquinas e escolha de novos fornecedores, entre outros. O preço, quando muito baixo, diminui a margem de lucro e, quando muito alto, gera repulsa do cliente. Já o atendimento é a variável que depende de ações mais simples para ser percebido como diferencial.
O primeiro passo é encontrar as situações que são vistas como problema pelo consumidor em seu negócio ou no concorrente. Exemplo: se o seu concorrente tem filas de espera para o atendimento, aí está a oportunidade de oferecer valor no atendimento. O oposto também funciona. Por isso, entender o que o cliente valoriza é um diferencial. Chamá-lo pelo nome, ter uma linha exclusiva de telefone para falar com você, ligar no aniversário para parabenizá-lo...Tudo isso conta.
A vida do seu cliente está melhor depois do atendimento prestado por você? Para chegar a esse nível, é preciso ter o propósito de satisfazer o cliente como um mantra. Tenha grande vontade de realizar algo muito bom para o cliente durante o atendimento. Se possível, mude a vida do cliente atendido por você.
Algumas pessoas e empresas têm o propósito de existir para ganhar dinheiro. Não estranhe se falharem no propósito. E como a concorrência é muito grande, algumas acabam fracassando. Logo, ter bons propósitos na vida pessoal e profissional serão percebidos pelos seus clientes, amigos, sociedade, familiares, decisores, influenciadores e colaboradores como algo que você prioriza e fará dessa característica sua marca registrada.
*Gustavo Malavota é consultor em educação empresarial e palestrante sobre vendas, comportamento e gestão. Formado em administração e marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é fundador do Instituto Vendas. Foi especialista de marketing do Senac. É autor, articulista e professor do MBA de Administração de Marketing e Comunicação Empresarial na Universidade Veiga de Almeida (UVA). Também é treinador de varejo na área de vendas e atendimento há 15 anos e já capacitou mais de 100 mil pessoas em grandes empresas do Brasil.
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