O universo tecnológico vive uma nova revolução e a cada dia a distância entre o real e o virtual se estreita. E dentro deste mercado, o “metaverso” estagnou e o tour virtual ganhou força e tornou-se uma excelente opção para marcas e estabelecimentos se aproximarem do seu público.
Diante de um país tão diverso em que o objetivo é se comunicar com o maior número de pessoas possível, o tour virtual possibilita um primeiro contato com a realidade virtual de forma simples e fácil. Isso sem a necessidade de uso de óculos de realidade virtual, democratizando a experiência para todos: aparelhos mais modernos e aparelhos mais simples podem navegar e interagir com emoção.
Os equipamentos de realidade virtual foram bastante difundidos nos últimos anos no segmento industrial, na Engenharia, na Arquitetura e também por imobiliárias que desejam apresentar um novo apartamento disponível, por exemplo. A aplicabilidade agora em outros segmentos como do esporte, entretenimento e turismo, permite aos usuários imergir e explorar locais que até então inacessíveis. Como referência ao esporte, o Flamengo, um clube com mais de 55 milhões de fãs em suas redes sociais e onde menos de 1% frequenta o estádio fisicamente como torcedor ou sócio torcedor. E onde estão os outros 99%? Essa solução permite engajar o fã, no acesso a espaços como centro de treinamento, estádio e outros locais, sem precisar sair de casa.
E o que pouca gente sabe é que além de promover interação e proximidade, o tour virtual também é capaz de criar formas de monetização para as empresas: na exposição e interação de marcas, na compra de produtos e serviços e até mesmo na venda do ticket virtual para acesso aos espaços. E, por isso, tornou-se uma importante ferramenta de Marketing para as empresas.
Sim, a virtualização de um ambiente físico vai muito além de uma experiência fria de navegação sem interação: ela traz a possibilidade de ativar marcas, sejam através de espaços pré-determinados com programática, como também criar projetos especiais para as marcas, com ações permitindo o usuário interagir com a marca durante o tour.
Atualmente, há soluções que permitem extrair um relatório analítico de todas as ações de interação do usuário através de um dashboard e até mesmo um mapa de calor, permitindo assim que marcas de médio e grande porte de diversos segmentos possam ser ativadas.
Ao contrário do e-commerce tradicional em 2D, a experiência do ambiente virtual tornou-se muito mais atrativa e interativa, utilizando uma jornada simples e intuitiva. A comercialização do ticket virtual, por exemplo, pode ser feita para acessar determinados espaços, para aquisição de avatares personalizados e até mesmo para que o usuário insira um determinado conteúdo no tour, como, por exemplo, simular as ações que estão correndo na Times Square.
Pensando em todas essas possibilidades, é possível afirmar, sem sombra de dúvidas: qualquer marca, de qualquer segmento, terá inúmeras vantagens ao apostar no tour virtual. Esta é uma nova ferramenta que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado e que se tornou uma verdadeira aliada de marcas que desejam se conectar com diferentes públicos, de maneira moderna, ágil e eficaz. E você, já se aventurou por esse universo?
*Julio Afonso é COO da Smart Fans, startup especializada em soluções de engajamento e monetização para marcas no ambiente virtual.
COMPARTILHAR ESSE POST