MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Como o tour virtual está se tornando uma potente ferramenta de negócios e monetização de marcas?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

29 de ago. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

O universo tecnológico vive uma nova revolução e a cada dia a distância entre o real e o virtual se estreita. E dentro deste mercado, o “metaverso” estagnou e o tour virtual ganhou força e tornou-se uma excelente opção para marcas e estabelecimentos se aproximarem do seu público.

Diante de um país tão diverso em que o objetivo é se comunicar com o maior número de pessoas possível, o tour virtual possibilita um primeiro contato com a realidade virtual de forma simples e fácil. Isso sem a necessidade de uso de óculos de realidade virtual, democratizando a experiência para todos: aparelhos mais modernos e aparelhos mais simples podem navegar e interagir com emoção.

Os equipamentos de realidade virtual foram bastante difundidos nos últimos anos no segmento industrial, na Engenharia, na Arquitetura e também por imobiliárias que desejam apresentar um novo apartamento disponível, por exemplo. A aplicabilidade agora em outros segmentos como do esporte, entretenimento e turismo, permite aos usuários imergir e explorar locais que até então inacessíveis. Como referência ao esporte, o Flamengo, um clube com mais de 55 milhões de fãs em suas redes sociais e onde menos de 1% frequenta o estádio fisicamente como torcedor ou sócio torcedor. E onde estão os outros 99%? Essa solução permite engajar o fã, no acesso a espaços como centro de treinamento, estádio e outros locais, sem precisar sair de casa.

E o que pouca gente sabe é que além de promover interação e proximidade, o tour virtual também é capaz de criar formas de monetização para as empresas: na exposição e interação de marcas, na compra de produtos e serviços e até mesmo na venda do ticket virtual para acesso aos espaços. E, por isso, tornou-se uma importante ferramenta de Marketing para as empresas.

Sim, a virtualização de um ambiente físico vai muito além de uma experiência fria de navegação sem interação: ela traz a possibilidade de ativar marcas, sejam através de espaços pré-determinados com programática, como também criar projetos especiais para as marcas, com ações permitindo o usuário interagir com a marca durante o tour.

Atualmente, há soluções que permitem extrair um relatório analítico de todas as ações de interação do usuário através de um dashboard e até mesmo um mapa de calor, permitindo assim que marcas de médio e grande porte de diversos segmentos possam ser ativadas.

Ao contrário do e-commerce tradicional em 2D, a experiência do ambiente virtual tornou-se muito mais atrativa e interativa, utilizando uma jornada simples e intuitiva. A comercialização do ticket virtual, por exemplo, pode ser feita para acessar determinados espaços, para aquisição de avatares personalizados e até mesmo para que o usuário insira um determinado conteúdo no tour, como, por exemplo, simular as ações que estão correndo na Times Square.

Pensando em todas essas possibilidades, é possível afirmar, sem sombra de dúvidas: qualquer marca, de qualquer segmento, terá inúmeras vantagens ao apostar no tour virtual. Esta é uma nova ferramenta que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado e que se tornou uma verdadeira aliada de marcas que desejam se conectar com diferentes públicos, de maneira moderna, ágil e eficaz. E você, já se aventurou por esse universo?

*Julio Afonso é COO da Smart Fans, startup especializada em soluções de engajamento e monetização para marcas no ambiente virtual.

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme