O setor de bens de consumo de alto giro no Brasil experimentou um momento decisivo com a realização da 3ª edição do (IN) MOTION, o principal fórum de inovação e eficiência em dados da América Latina, organizado pela Scanntech, plataforma tecnológica de multisoluções varejo-indústria. Com mais de 2.000 executivos de alto escalão presentes, o evento destacou-se não apenas pelas palestras e discussões, mas também pela consagração das marcas mais inovadoras do país por meio do inédito Prêmio (IN) NOVA.
O (IN) MOTION se consolidou como um momento fundamental para promover discussões profundas sobre a aplicação de dados e de inteligência artificial no varejo alimentar. A presença de figuras de destaque como Marc Randolph, cofundador da Netflix, e Jason Goldberg, especialista em varejo, trouxe perspectivas globais para o mercado brasileiro com reflexões sobre a transformação digital e a importância de uma cultura data-driven nos negócios.
As tendências identificadas durante o (IN) MOTION têm o potencial de moldar o futuro do varejo alimentar. Entre elas, destacam-se a adoção de tecnologias avançadas em inteligência de dados, a importância do uso de decisões orientadas por dados de modo fluido, sem emendas e conectado entre as diferentes áreas da empresa e seus parceiros comerciais, e a colaboração cada vez mais estreita entre indústria e varejo para atender às novas demandas dos consumidores. Esses movimentos são indicativos de um mercado em busca de maior eficiência e responsabilidade para atender as expectativas crescentes dos consumidores.
O Impacto do Prêmio (IN) NOVA
Iniciativa pioneira, o Prêmio (IN) NOVA valoriza e incentiva a inovação nas gôndolas do varejo brasileiro e se tornou um termômetro para medir a capacidade de criação de novos produtos e embalagens, itens essenciais para manter um ambiente competitivo e estimulante. Lançamentos de importantes players da indústria como Coca-Cola, Unilever e Nestlé foram reconhecidos.
Para Thomaz Machado, CEO da Scanntech Brasil, a importância da colaboração entre o varejo e a indústria é fundamental: “Sempre reforçamos que o desenvolvimento do setor passa pela colaboração entre varejo e indústria e mais uma vez, a inovação é uma destas possibilidades que assegura que o consumidor final receba produtos de alta qualidade, diversificados, saudáveis e surpreendentes. Estamos orgulhosos de ver tantas empresas se destacando e liderando o caminho para um futuro inovador, eficiente e sustentável”, afirma o executivo.
O reconhecimento das marcas premiadas foi feito com base em uma metodologia exclusiva desenvolvida pela FIA Business School e McKinsey & Company, que combinou a visão de especialistas com indicadores das bases de dados da Scanntech e do Google. Os produtos avaliados foram aqueles lançados entre abril de 2023 e maio de 2024 no varejo alimentar nacional. O comitê técnico, formado por Marco Bebiano, Diretor de Negócios do Google; Luís Guedes e Fernando Nascimento, ambos professores doutores da FIA Business School; e Talita Nascimento, jornalista do Estadão especializada em economia e negócios no varejo, foi responsável por coordenar a avaliação.
O prêmio é um reconhecimento que celebra as indústrias mais inovadoras para o varejo brasileiro. Luís Guedes reforçou a relevância da iniciativa. “Trata-se de um marco importante, que serve não apenas para celebrar as grandes conquistas, mas também para mostrar a força da indústria e o compromisso com a inovação”. Para Priscila Ariani, Diretora de Marketing da Scanntech, "a iniciativa beneficia não apenas os fabricantes, mas todo o ecossistema".
Priscila foi responsável pela apresentação da premiação. O painel indicou que, em uma base de dados de 5 milhões de SKUs, apenas 23.487 novos itens foram lançados no último ano (cerca de 0,5% de todo o mercado). Deste montante, apenas 20% desses lançamentos alcançam uma distribuição mínima de 100 lojas. "Quando falamos de inovação genuína, que traz novos atributos, fragrâncias ou ingredientes, falamos de apenas 0,03% dos itens totais. O mais importante de tudo é que apesar desse número parecer pequeno, a relevância desses produtos é enorme: representam 3% do faturamento total, o que equivale a R$ 36 bilhões, e são responsáveis por 75% do crescimento anual do setor", destaca Priscila.
Pedro Fernandes, sócio da McKinsey & Company, reforçou a importância da participação da empresa na iniciativa. "Medir o sucesso de uma inovação vai além do desempenho financeiro. Ao apoiar a promoção de uma avaliação holística e abrangente, este prêmio incentiva as empresas a buscar um sucesso multidisciplinar em seus projetos, beneficiando consumidores, varejistas, a sociedade e o meio ambiente”.
Além do troféu entregue para as 13 vencedoras, as marcas finalistas (confira aqui a lista) receberam o selo “Scanntech (IN) NOVA Top Inovação de (Alimentos/Bebidas/Perfumaria/Limpeza) 2024”.
A premiação destacou os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada grupo de produtos com troféus e o selo "Top Inovação", nas categorias Alimentos, Bebidas, Limpeza, Perfumaria e Impacto Social. Conheça os vencedores:
Alimentos:
1º lugar: Franui Bombom - Franui
2º lugar: Cereal Matinal Kit Kat - Nestlé
3º lugar: Açaí Mãe Terra - Unilever
Bebidas:
1º lugar: Gelo Coco Leve para Cerveja - Coco Leve
2º lugar: Coca-Cola Kwave - Coca-Cola
3º lugar: Monster Khaotic Juice Energético - Monster Drinks
Perfumaria:
1º lugar: Hidratante Labial Carmed Fini Beijos - Cimed
2º lugar: Kit Elseve Glycolic Gloss - L’oreal
3º lugar: Sabonete Sólido Francis Brasilidades - Flora
Limpeza:
1º lugar: Desengordurante Cif Derrete Gordura - Unilever
2º lugar: Sabão Líquido Lava Roupas Tixan Ypê Green - Ypê
3º lugar: Saco para Lixo Rolo Verde Citronela - Verom
Inovação Social:
Açaí Mãe Terra - Unilever
COMPARTILHAR ESSE POST