MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Como o (IN) MOTION e o Prêmio (IN) NOVA estão redefinindo o futuro do Varejo Alimentar

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

terça-feira, 27 de agosto de 2024

CATEGORIA

Branded Content

O setor de bens de consumo de alto giro no Brasil experimentou um momento decisivo com a realização da 3ª edição do (IN) MOTION, o principal fórum de inovação e eficiência em dados da América Latina, organizado pela Scanntech, plataforma tecnológica de multisoluções varejo-indústria. Com mais de 2.000 executivos de alto escalão presentes, o evento destacou-se não apenas pelas palestras e discussões, mas também pela consagração das marcas mais inovadoras do país por meio do inédito Prêmio (IN) NOVA.

O (IN) MOTION se consolidou como um momento fundamental para promover discussões profundas sobre a aplicação de dados e de inteligência artificial no varejo alimentar. A presença de figuras de destaque como Marc Randolph, cofundador da Netflix, e Jason Goldberg, especialista em varejo, trouxe perspectivas globais para o mercado brasileiro com reflexões sobre a transformação digital e a importância de uma cultura data-driven nos negócios.

As tendências identificadas durante o (IN) MOTION têm o potencial de moldar o futuro do varejo alimentar. Entre elas, destacam-se a adoção de tecnologias avançadas em inteligência de dados, a importância do uso de decisões orientadas por dados de modo fluido, sem emendas e conectado entre as diferentes áreas da empresa e seus parceiros comerciais, e a colaboração cada vez mais estreita entre indústria e varejo para atender às novas demandas dos consumidores. Esses movimentos são indicativos de um mercado em busca de maior eficiência e responsabilidade para atender as expectativas crescentes dos consumidores.

O Impacto do Prêmio (IN) NOVA

Iniciativa pioneira, o Prêmio (IN) NOVA valoriza e incentiva a inovação nas gôndolas do varejo brasileiro e se tornou um termômetro para medir a capacidade de criação de novos produtos e embalagens, itens essenciais para manter um ambiente competitivo e estimulante. Lançamentos de importantes players da indústria como Coca-Cola, Unilever e Nestlé foram reconhecidos.

Para Thomaz Machado, CEO da Scanntech Brasil, a importância da colaboração entre o varejo e a indústria é fundamental: “Sempre reforçamos que o desenvolvimento do setor passa pela colaboração entre varejo e indústria e mais uma vez, a inovação é uma destas possibilidades que assegura que o consumidor final receba produtos de alta qualidade, diversificados, saudáveis e surpreendentes. Estamos orgulhosos de ver tantas empresas se destacando e liderando o caminho para um futuro inovador, eficiente e sustentável”, afirma o executivo.

O reconhecimento das marcas premiadas foi feito com base em uma metodologia exclusiva desenvolvida pela FIA Business School e McKinsey & Company, que combinou a visão de especialistas com indicadores das bases de dados da Scanntech e do Google. Os produtos avaliados foram aqueles lançados entre abril de 2023 e maio de 2024 no varejo alimentar nacional. O comitê técnico, formado por Marco Bebiano, Diretor de Negócios do Google; Luís Guedes e Fernando Nascimento, ambos professores doutores da FIA Business School; e Talita Nascimento, jornalista do Estadão especializada em economia e negócios no varejo, foi responsável por coordenar a avaliação.

O prêmio é um reconhecimento que celebra as indústrias mais inovadoras para o varejo brasileiro. Luís Guedes reforçou a relevância da iniciativa. “Trata-se de um marco importante, que serve não apenas para celebrar as grandes conquistas, mas também para mostrar a força da indústria e o compromisso com a inovação”. Para Priscila Ariani, Diretora de Marketing da Scanntech, "a iniciativa beneficia não apenas os fabricantes, mas todo o ecossistema".

Priscila foi responsável pela apresentação da premiação. O painel indicou que, em uma base de dados de 5 milhões de SKUs, apenas 23.487 novos itens foram lançados no último ano (cerca de 0,5% de todo o mercado). Deste montante, apenas 20% desses lançamentos alcançam uma distribuição mínima de 100 lojas. "Quando falamos de inovação genuína, que traz novos atributos, fragrâncias ou ingredientes, falamos de apenas 0,03% dos itens totais. O mais importante de tudo é que apesar desse número parecer pequeno, a relevância desses produtos é enorme: representam 3% do faturamento total, o que equivale a R$ 36 bilhões, e são responsáveis por 75% do crescimento anual do setor", destaca Priscila.

Pedro Fernandes, sócio da McKinsey & Company, reforçou a importância da participação da empresa na iniciativa. "Medir o sucesso de uma inovação vai além do desempenho financeiro. Ao apoiar a promoção de uma avaliação holística e abrangente, este prêmio incentiva as empresas a buscar um sucesso multidisciplinar em seus projetos, beneficiando consumidores, varejistas, a sociedade e o meio ambiente”.

Além do troféu entregue para as 13 vencedoras, as marcas finalistas (confira aqui a lista) receberam o selo “Scanntech (IN) NOVA Top Inovação de (Alimentos/Bebidas/Perfumaria/Limpeza) 2024”.

A premiação destacou os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada grupo de produtos com troféus e o selo "Top Inovação", nas categorias Alimentos, Bebidas, Limpeza, Perfumaria e Impacto Social. Conheça os vencedores:

Alimentos:

1º lugar: Franui Bombom - Franui

2º lugar: Cereal Matinal Kit Kat - Nestlé

3º lugar: Açaí Mãe Terra - Unilever

Bebidas:

1º lugar: Gelo Coco Leve para Cerveja - Coco Leve

2º lugar: Coca-Cola Kwave - Coca-Cola

3º lugar: Monster Khaotic Juice Energético - Monster Drinks

Perfumaria:

1º lugar: Hidratante Labial Carmed Fini Beijos - Cimed

2º lugar: Kit Elseve Glycolic Gloss - L’oreal

3º lugar: Sabonete Sólido Francis Brasilidades - Flora

Limpeza:

1º lugar: Desengordurante Cif Derrete Gordura - Unilever

2º lugar: Sabão Líquido Lava Roupas Tixan Ypê Green - Ypê

3º lugar: Saco para Lixo Rolo Verde Citronela - Verom

Inovação Social:

Açaí Mãe Terra - Unilever

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Branded Content

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.Semanalmente, nós nos reunimos no Clube Mundo do Marketing, um espaço exclusivo para troca de experiências entre os principais executivos do mercado.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme