MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Como maximizar a eficácia do Marketing Mix Modeling com o uso da Inteligência Artificial?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

30 de ago. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

O Marketing Mix Modeling, também conhecido como “MMM”, ganhou grande destaque no mercado devido às várias transformações enfrentadas pelo setor de publicidade. A primeira mudança diz respeito às estratégias de mensuração, que agora têm dado maior prioridade à segurança dos dados e encorajado o abandono dos cookies. Essa abordagem, voltada para a lei de proteção aos usuários, busca garantir maior respeito às suas informações pessoais, visto que utiliza uma modelagem estatística ao invés de atribuição “trackeada”, ou seja, supõem estatisticamente o retorno de uma campanha, sem precisar vigiar a jornada do consumidor até o momento da compra.

Outra movimentação relevante é o aumento das opções de mídias dinâmicas disponíveis. Diversos canais de divulgação estão experimentando um crescimento expressivo, como o TikTok e os influenciadores digitais nas redes sociais. As empresas vêm investindo cada vez mais nesses meios para alavancar a disseminação de suas marcas e alcançar um retorno significativo, uma vez que o “MMM” é capaz de mensurar a contribuição efetiva de cada um desses canais e de qualquer outro que surgir, sendo online ou offline.

Neste artigo, vamos explorar um terceiro ponto que também vem moldando a indústria de marketing: a Inteligência Artificial (IA). Como esta tecnologia trouxe ao setor grandes benefícios, impactando a implementação de diversas ferramentas, principalmente a de “MMM”?

O Marketing Mix Modeling

Essa ferramenta tem sido há muito tempo considerada um método padrão para avaliar o retorno do investimento (ROI) de campanhas. Sua capacidade de facilitar a otimização de todo o funil de vendas a diferencia de outras alternativas. Porém, existem grandes desafios associados à implementação do “MMM” e, por isso,  ele é criticado por sua complexidade e imprecisão.

No cenário de marketing acelerado de hoje, o “MMM” tradicional demora para ser concebido, de maneira que quando pronto, as suas informações já são ineficazes e desatualizadas, e a necessidade de coletar e integrar dados de fontes não estruturadas  complica ainda mais a sua implementação.

Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) emergiu como uma ferramenta poderosa para apoiar o uso desta ferramenta. A combinação de ambas pode fornecer insights precisos e acionáveis para melhorar a eficácia das atividades na indústria.

A maximização através da IA

A Inteligência Artificial pode lidar com grandes volumes de informações  em tempo real e identificar padrões complexos, permitindo uma análise mais sofisticada do impacto dos esforços de marketing. São elas:

- Automação de dados: a integração de conhecimentos provenientes de diversas fontes, tais como vendas, publicidade, mídias sociais e informações dos clientes, oferece uma visão abrangente do desempenho do mix de marketing. A IA nos permite conectar e transformar os dados de fontes diversas através da leitura automatizada das APIs. Esse processo garante uma análise mais completa e ajuda as empresas a compreenderem as sinergias entre os diferentes elementos de divulgação. Além disso, uma vez que os dados estão conectados, eles são atualizados automaticamente, eliminando a necessidade de atualizações manuais;- Análise preditiva aprimorada: a previsão no impacto futuro das decisões de publicidade com base em dados históricos e em tempo real. Algoritmos avançados de processamento de máquina podem identificar padrões não lineares e totalmente controláveis, permitindo que as empresas obtenham insights preditivos mais precisos. Isso ajuda na alocação otimizada de recursos e na tomada de decisões sobre os investimentos em mídias;- Acionável em tempo real: o uso de modelos de aprendizado por reforço permite que flutuações instantâneas nos dados sejam incorporadas no modelo, o que acelera a tomada de decisão diante de mudanças nas condições de mercado. Com isso, o MMM deixa de trazer apenas uma visão histórica e passa a retratar melhor o presente.

Hoje, as grandes empresas de mídia procuram por opções no mercado que ofereçam uma otimização dinâmica e avaliação de ROI, a fim de alocarem os seus investimentos nas melhores opções de divulgação, preenchendo as lacunas deixadas pelo “MMM” tradicional, que em comparação, acaba se mostrando muito menor em performance de qualidade e entrega.

A Inteligência Artificial opera com atualizações de dados em tempo real, adaptando-se constantemente às transformações do mercado. Sua capacidade de prever vendas com uma precisão excepcional permite aos usuários fazer escolhas embasadas em fatos e otimizar os investimentos em mídia de maneira inigualável, transformando-se em uma tecnologia essencial para o desenvolvimento do marketing mix modeling.

*Daniel Guinezi é CEO e Cofundador da Uncover, martech pioneira especializada em ciência de dados para o setor de publicidade

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme