MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Como empresas podem ajudar os clientes a não se endividarem no Dia dos Pais

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

11 de ago. de 2023

CATEGORIA

Negócios

Boas notícias para os pais que, embora afirmem não se importar caso não ganhem um presente neste Dia dos Pais, se reviram por dentro ao considerar a possibilidade: 68% dos consumidores brasileiros pretendem ir às compras para celebrar a data, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Apesar da tendência de que os pais sejam presenteados na data, os compradores deverão buscar por presentes mais baratos. Neste ano, 35% dos brasileiros afirmam que irão gastar o mesmo valor gasto no ano passado, um período marcado pela inflação. Além disso, 17% dos consumidores afirmaram que irão gastar menos.

As razões que motivam os consumidores a gastar menos na compra dos presentes são variadas. 34% afirmam que o fazem ou farão pois querem economizar; 19% estão com o orçamento apertado e 12% citam as incertezas do cenário econômico, enquanto 12% vão dividir o valor do presente com outra pessoa, aponta um levantamento da CNDL/SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas. De maneira geral, a pesquisa ressalta que o valor médio de gastos com o Dia dos Pais, em 2023, será de R$ 244 - um aumento de R$ 7 em relação a 2022.

Analisando o outro lado da moeda, a pesquisa aponta que uma significativa parcela dos brasileiros não parece preocupada com as finanças pessoais nesse Dia dos Pais. Neste recorte, 26% dos entrevistados revelaram que costumam gastar mais do que podem com presentes nessa data, e 12% vão deixar de pagar alguma conta para realizar a compra.  Além disso, 35% dos que pretendem comprar algum presente estão atualmente com o pagamento de alguma conta em atraso, e 66% dos que vão presentear estão com o nome negativado.

Evitando o acúmulo de dívidas

Para a educadora financeira Aline Soaper, a pesquisa de preços é essencial para os consumidores que não desejam se endividar nesse Dia dos Pais, e os brasileiros parecem ter entendido o recado: 76% dos consumidores afirmam que irão pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras, aponta o estudo da CNDL/SPC Brasil.

A educadora destaca que a grande maioria dos consumidores deverá recorrer à praticidade dos sites, redes sociais e lojas de shopping para colocar os gastos na ponta do lápis. Dessa forma, torna-se possível planejar os gastos e aproveitar o Dia dos Pais sem estendê-lo para o resto do ano através de dívidas a pagar.

Aline também destaca a importância do cuidado com as compras parceladas, uma das modalidades favoritas dos consumidores brasileiros. Para a educadora, essa não é uma boa opção para os compradores que estão passando por momentos de aperto financeiro, e nesses casos, é mais seguro comprar algo que se possa pagar à vista, ou investir em presentes com significados que vão além do valor financeiro.

Diante de todos os possíveis cuidados, Aline destaca o papel das marcas, que podem auxiliar os consumidores que desejam presentear os pais sem contrair dívidas. Segundo a educadora, ao pensarem nas dificuldades econômicas de potenciais clientes, marcas e empresas podem construir estratégias para ofertarem alternativas de presentes mais acessíveis. Dessa forma, os clientes saem felizes e os negócios ganham volume.

Leia também: Poucos pais ganharão o que realmente desejam no Dia dos Pais, aponta Google

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Negócios

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme