Boas notícias para os pais que, embora afirmem não se importar caso não ganhem um presente neste Dia dos Pais, se reviram por dentro ao considerar a possibilidade: 68% dos consumidores brasileiros pretendem ir às compras para celebrar a data, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Apesar da tendência de que os pais sejam presenteados na data, os compradores deverão buscar por presentes mais baratos. Neste ano, 35% dos brasileiros afirmam que irão gastar o mesmo valor gasto no ano passado, um período marcado pela inflação. Além disso, 17% dos consumidores afirmaram que irão gastar menos.
As razões que motivam os consumidores a gastar menos na compra dos presentes são variadas. 34% afirmam que o fazem ou farão pois querem economizar; 19% estão com o orçamento apertado e 12% citam as incertezas do cenário econômico, enquanto 12% vão dividir o valor do presente com outra pessoa, aponta um levantamento da CNDL/SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas. De maneira geral, a pesquisa ressalta que o valor médio de gastos com o Dia dos Pais, em 2023, será de R$ 244 - um aumento de R$ 7 em relação a 2022.
Analisando o outro lado da moeda, a pesquisa aponta que uma significativa parcela dos brasileiros não parece preocupada com as finanças pessoais nesse Dia dos Pais. Neste recorte, 26% dos entrevistados revelaram que costumam gastar mais do que podem com presentes nessa data, e 12% vão deixar de pagar alguma conta para realizar a compra. Além disso, 35% dos que pretendem comprar algum presente estão atualmente com o pagamento de alguma conta em atraso, e 66% dos que vão presentear estão com o nome negativado.
Evitando o acúmulo de dívidas
Para a educadora financeira Aline Soaper, a pesquisa de preços é essencial para os consumidores que não desejam se endividar nesse Dia dos Pais, e os brasileiros parecem ter entendido o recado: 76% dos consumidores afirmam que irão pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras, aponta o estudo da CNDL/SPC Brasil.
A educadora destaca que a grande maioria dos consumidores deverá recorrer à praticidade dos sites, redes sociais e lojas de shopping para colocar os gastos na ponta do lápis. Dessa forma, torna-se possível planejar os gastos e aproveitar o Dia dos Pais sem estendê-lo para o resto do ano através de dívidas a pagar.
Aline também destaca a importância do cuidado com as compras parceladas, uma das modalidades favoritas dos consumidores brasileiros. Para a educadora, essa não é uma boa opção para os compradores que estão passando por momentos de aperto financeiro, e nesses casos, é mais seguro comprar algo que se possa pagar à vista, ou investir em presentes com significados que vão além do valor financeiro.
Diante de todos os possíveis cuidados, Aline destaca o papel das marcas, que podem auxiliar os consumidores que desejam presentear os pais sem contrair dívidas. Segundo a educadora, ao pensarem nas dificuldades econômicas de potenciais clientes, marcas e empresas podem construir estratégias para ofertarem alternativas de presentes mais acessíveis. Dessa forma, os clientes saem felizes e os negócios ganham volume.
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