MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Como continuar crescendo em tempos incertos? Especial Web Summit Rio 2023

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

4 de mai. de 2023

CATEGORIA

Reportagens

Por ser o maior evento de inovação e tecnologia do mundo, o Web Summit é também um grande emulador de startups ao redor do planeta. Milhares de empresas buscam validar e obter investimento para seus negócios e não está sendo diferente na edição brasileira, cujo tempero especial é o constante estágio de incerteza nos negócios. Então, como sobreviver e crescer em tempos incertos?

Mesmo sabendo dos altos e baixos que todos os negócios enfrentam e ciente de que não há uma fórmula mágica para crescer, a Gupy tem uma receita que vem dando certo. Na verdade, o que eles chamam de quarteto fantástico, formado por bases bem sólidas de Propósito, Time, Cultura e OKRs.

A grande questão é como lidar com os momentos difíceis que se apresentam rotineiramente na vida de toda startup, com ou sem crise externa e que pode ser agravado quando se passa por uma pandemia, por exemplo. Tanto é que a plataforma para contratar, admitir, treinar e engajar colaboradores quase quebrou entre 2017 e 2020.

Liderança faz a diferença

O que manteve a Gupy de pé, e dobrando de faturamento ano após ano, foi se reinventar sempre. Se um produto não dava certo, partia-se para outro. A base para isso acontecer estava no propósito de transformar a maneira como os processos seletivos eram feitos no Brasil. “Para enfrentar os momentos difíceis é preciso lembrar do nosso porquê sempre”, afirma Mariana Ramos Dias, Co-founder & CEO da Gupy.

Não por acaso, o time e a cultura são peças fundamentais. Ele deve ser muito bem escolhido e a cultura deve ser cultivada diariamente pela liderança. Deve-se trabalhar de forma muito transparente e esse time deve ter um playbook muito bem estruturado. É aqui que entra o OKR , metodologia de gestão baseada em objetivos e resultados chaves difundida por empresas no Vale do Silício como Google.

Inicialmente, quando a startup ainda é pequena, os OKRs são implementados de forma geral, para toda empresa. Depois, além do estratégico, desenvolve-se os OKRs por área e, por fim, para cada colaborador. “Em momentos de crise o OKR é fundamental e deve ser acompanhado de um plano de ação com muito foco para fazer o que é necessário para a empresa se erguer", aponta Mariana que hoje tem a maior HRtech da América Latina.

Leia também: Como quebrar paradigmas para implementar o método ágil

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme