Criar estratégias para um público-alvo sem recorte definido pode ser um grande obstáculo, já que é necessário equilibrar a comunicação para atingir as pessoas de maneira assertiva. Esse foi o maior desafio da Dalla, marca de cosméticos veganos, ao construir um bom planejamento de Marketing. A fundadora da marca não teve dúvida no caminho a ser seguido: de maneira precisa, estudar e atingir uma ampla gama de pessoas.
Uma das fortes características da Dalla é ser uma marca consciente: além de buscar contribuir com a chamada “economia da criação”, a marca de cosméticos é vegana e 100% cruelty-free, mas esse, nem de longe, é um bônus: “Aqui, não estamos falando de estratégia e nem diferencial. Estamos falando de responsabilidade social e todas as marcas deveriam seguir. É algo que não nos atrapalha em nada, já que temos a consciência de levantarmos a bandeira da não realização de teste em animais, que atua no desenvolvimento de produtos com alta tecnologia e acessível para todos”, enfatiza Eliane Dalla Vecchia, CEO da marca.
O desafio foi grande, já que envolveria identificar os valores e interesses compartilhados por diferentes grupos, garantindo que a mensagem seja inclusiva e relevante para todos, ao mesmo tempo em que se destaca em meio a tanta diversidade. “Nosso foco sempre foi encontrar pontos comuns entre eles e ter uma escuta ativa sobre o que nossos clientes e seguidores querem. A todo momento, estamos atentos a feedbacks construtivos, seja por meio da nossa comunidade digital ou no ponto de venda”, contou.
Influenciadores foram fundamentais no processo
Bastante difundido nos últimos tempos, o uso de influenciadores digitais funcionou como uma forma de conscientizar e contribuir ao mundo novo que estava surgindo, já que o crescimento da Dalla se deu de maneira orgânica: “Aconteceu por meio da nossa estratégia de Marketing de influência. Nas redes sociais, nossa comunidade sempre foi ativa, opinante e, desde sempre, utilizamos a estratégia de manter um relacionamento forte e constante com micro influenciadores para co-criar junto conosco. Esse é um dos pilares que achamos extremamente relevante para contribuir para Creator Economy”, afirmou a empresária.
Eliane acrescentou ainda que os micro influenciadores possuem uma base de seguidores fiéis e extremamente engajados, então, tê-los no planejamento de branding e awareness auxiliou na prova social dos pilares de missão, visão e valores que foram construídos ao longo da trajetória da marca. “Se relacionar com criadores de conteúdo e formadores de opinião no segmento da beleza faz parte do DNA da Dalla, eles ditam tendência e ajudam a construir um mercado mais competitivo e diverso para todos”, pontuou.
Apesar dos desafios iniciais, a marca não para de crescer e, cada vez mais, busca seguir nesse caminho. Além das estratégias de Marketing de influência e de alcançar um grande número de pessoas, Eliane finaliza citando outro ponto fundamental: “Muitas frentes são essenciais quando falamos de plano de marketing para a Dalla. Um dos pilares que temos como estratégia de Marketing é o desenvolvimento dos nossos produtos, que possuem embalagens modernas e extremamente sensoriais, além de possuírem excelentes fórmulas e ativos que tratam e beneficiam a pele. Isso faz com que o uso dos nossos produtos seja algo diferenciado no mercado, além de sermos pioneiros na iniciativa de maquiagens veganas no Brasil”, completa.
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