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Como acertar na estratégia de Marketing sem um recorte de público-alvo definido?

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

23 de ago. de 2023

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Notícias

Criar estratégias para um público-alvo sem recorte definido pode ser um grande obstáculo, já que é necessário equilibrar a comunicação para atingir as pessoas de maneira assertiva. Esse foi o maior desafio da Dalla, marca de cosméticos veganos, ao construir um bom planejamento de Marketing. A fundadora da marca não teve dúvida no caminho a ser seguido: de maneira precisa, estudar e atingir uma ampla gama de pessoas.

Uma das fortes características da Dalla é ser uma marca consciente: além de buscar contribuir com a chamada “economia da criação”, a marca de cosméticos é vegana e 100% cruelty-free, mas esse, nem de longe, é um bônus: “Aqui, não estamos falando de estratégia e nem diferencial. Estamos falando de responsabilidade social e todas as marcas deveriam seguir. É algo que não nos atrapalha em nada, já que temos a consciência de levantarmos a bandeira da não realização de teste em animais, que atua no desenvolvimento de produtos com alta tecnologia e acessível para todos”, enfatiza Eliane Dalla Vecchia, CEO da marca.

O desafio foi grande, já que envolveria identificar os valores e interesses compartilhados por diferentes grupos, garantindo que a mensagem seja inclusiva e relevante para todos, ao mesmo tempo em que se destaca em meio a tanta diversidade. “Nosso foco sempre foi encontrar pontos comuns entre eles e ter uma escuta ativa sobre o que nossos clientes e seguidores querem. A todo momento, estamos atentos a feedbacks construtivos, seja por meio da nossa comunidade digital ou no ponto de venda”, contou.

Eliane Dalla Vecchia, CEO da marca

Influenciadores foram fundamentais no processo

Bastante difundido nos últimos tempos, o uso de influenciadores digitais funcionou como uma forma de conscientizar e contribuir ao mundo novo que estava surgindo, já que o crescimento da Dalla se deu de maneira orgânica: “Aconteceu por meio da nossa estratégia de Marketing de influência. Nas redes sociais, nossa comunidade sempre foi ativa, opinante e, desde sempre, utilizamos a estratégia de manter um relacionamento forte e constante com micro influenciadores para co-criar junto conosco. Esse é um dos pilares que achamos extremamente relevante para contribuir para Creator Economy”, afirmou a empresária.

Eliane acrescentou ainda que os micro influenciadores possuem uma base de seguidores fiéis e extremamente engajados, então, tê-los no planejamento de branding e awareness auxiliou na prova social dos pilares de missão, visão e valores que foram construídos ao longo da trajetória da marca. “Se relacionar com criadores de conteúdo e formadores de opinião no segmento da beleza faz parte do DNA da Dalla, eles ditam tendência e ajudam a construir um mercado mais competitivo e diverso para todos”, pontuou.

Apesar dos desafios iniciais, a marca não para de crescer e, cada vez mais, busca seguir nesse caminho. Além das estratégias de Marketing de influência e de alcançar um grande número de pessoas, Eliane finaliza citando outro ponto fundamental: “Muitas frentes são essenciais quando falamos de plano de marketing para a Dalla. Um dos pilares que temos como estratégia de Marketing é o desenvolvimento dos nossos produtos, que possuem embalagens modernas e extremamente sensoriais, além de possuírem excelentes fórmulas e ativos que tratam e beneficiam a pele. Isso faz com que o uso dos nossos produtos seja algo diferenciado no mercado, além de sermos pioneiros na iniciativa de maquiagens veganas no Brasil”, completa.

Leia também: Experiências físicas, sociais, emocionais e espirituais ditam tendências no mercado de beleza

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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