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Como a Last Rocket reduziu o risco de operação financeira com apenas uma ferramenta

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Tempo de Leitura 5 min

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24 de set. de 2024

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Imagine ter uma agência focada em Marketing digital para e-commerce que busca impulsionar negócios, mas ver os custos de operação subirem pela falta de uma ferramenta que forneça dados preciso e rápidos sobre a jornada do usuário? Foi o que aconteceu com a agência Last Rocket, localizada em Santa Catarina. Como agência full service de Marketing digital de performance, focada em venda online de ecommerce e/ou marketplaces, ela viu a necessidade de amadurecer a operação para alcançar resultados extraordinários para seus clientes.

Sendo uma Google Partner Premier – uma importantíssima chancela do Google entregue para apenas 3% das agências de ads de um país como mérito pelos resultados alcançados –  A Last Rocket se diferencia por ter sua própria operação de e-commerce, o que a capacita, de maneira empática, a como operar negócio, entender as dores do empreendedor e conseguir falar com o negócio de empreendedor para empreendedor.

Em uma nova empreitada, a agência criou uma spin off chamada Last Rocket Partners, para atuar como investidora para operações de e-commerce que precisam escalar financeiramente mas que por vezes não possuem o caixa necessário ou que possuem medo de crescer. Para reduzir o risco de operação financeira do cliente para zero, eliminando sua necessidade de investimento em mídia digital e deixando ele focado na operação, a empresa precisou mergulhar em mais dados e informações.

“Já estávamos utilizando o Yandex Metrica desde o início de 2023 para controlar e analisar a jornada de usuário de ponta a ponta por meio de mais de 20 pontos de contato de jornada. Buscávamos otimizar ao máximo o custo de click. Desde então vem ajudando muito no acompanhamento e análise das operações dos nossos clientes. Atualmente com o Yandex Metrica conseguimos mapear praticamente em tempo real por volta de 29 pontos de contato do usuário durante a jornada”, contou Esdras Floriani Holderbaum, Sócio Fundador da Last Rocket e Last Rocket Partners e Head de Performance & Analytics.

Desafios superados após chegada da Yandex

Esdras conta que os principais desafios da agência são os crescentes custos para a aquisição de clientes dos clientes. Anualmente, mais anunciantes entram no mercado e cada vez mais o mercado fica competitivo. Impactar no momento certo o usuário que está na jornada de aprendizado ou compra de um produto ou serviço, passou a ser um desafio a ser superado e algo que a Yandex ajudou a solucionar.

Dentre os casos apresentados pelo executivo, estão aqueles que, devido ao mercado e competitividade, o custo de click (CPC) atingiu quase 80% de aumento. Outros casos apresentaram aumento por volta de 35% no custo de aquisição (CAC). 

“De 2022 até agora, o custo por click de alguns segmentos cresceram naturalmente por volta de 150%. Isto faz com que, para manter a mesma posição de anúncio do passado, por muitas vezes é necessário aumentar o investimento, reduzindo assim as margens de lucro do negócio. É aqui que entramos! Olhamos para fora da caixa e ajudamos os negócios a manterem suas posições de competitividade”, explicou Esdras.

Monitoramento em tempo real: a máquina de insights

Com a aquisição da ferramenta, foram ao menos 50 business diferentes gerando dados em tempo real que são coletados e trabalhados na estrutura de Analytics. “Assim, conseguimos gerar insights e informações relevantes para ajuste dos negócios. Como resultado, conseguimos corrigir eventuais quebras na experiência do usuário e, por sua vez, aumentar indevidamente o custo do click (CPC) e aquisição (CAC)”, informou. 

Por meio do monitoramento ativo do Yandex Metrica, a Last Rocket conseguiu acompanhar em tempo real operações e executar ações de contorno para problemas que poderiam impactar de forma importante o dia a dia da operação de e-commerce. Um exemplo, é o comum problema dos meios de pagamento no checkout que impede o usuário de fazer o pagamento. Outro, é quando sistemas de cálculo de frete não funcionam corretamente.

Para aprimorar ainda mais a capacidade de aliar dados à estratégia, este ano a Last Rocket está  adicionando uma camada de Yandex Ads ao Yandex Metrica. “Iniciamos os projetos em uma base de clientes e estamos confiantes dos resultados que atingiremos juntos. É por isso que a Last Rocket, além de ser uma das primeiras do mercado a utilizar a ferramenta no Brasil, faz questão de estar junto com mais este importante parceiro no mercado internacional. Não é competir com os outros motores de anúncio, mas sim, adicionar mais uma opção de maturidade para ajudar nossos clientes a prosperar”, afirmou Esdras.

Como funciona o Yandex Ads Ecomm+ 

Como uma ferramenta avançada de publicidade, o Yandex Ads Ecomm foi projetado especialmente para negócios de e-commerce, a fim de maximizar conversões por meio de um modelo baseado em desempenho. Ou seja, o cliente paga apenas quando os resultados desejados são alcançados. 

A ferramenta utiliza a vasta rede de publicidade da Yandex para segmentar públicos relevantes, aproveitando tecnologias como retargeting e publicidade contextual para melhorar o desempenho das campanhas. Já o Ecomm+ simplifica o processo de criação de anúncios para empresas, automatizando certos aspectos e garantindo que as campanhas sejam otimizadas para altas taxas de conversão. 

Jessé Benedito, Gerente de Parcerias da Yandex Ads no Brasil, explica que a parceria demonstra como o Yandex Ads Ecomm+ pode ajudar a resolver dois dos principais problemas que o setor enfrenta, tanto para as agências quanto para as marcas.

“A agência já utiliza o Yandex Metrica em mais de 50 clientes e agora está implementando e avaliando o Yandex Ads Ecomm+ em clientes selecionados. O Yandex Metrica – e a plataforma Yandex Ads Ecomm+, em geral – permite que as empresas e agências mantenham seus níveis de ROI e mitiguem o aumento nos preços e a incerteza que normalmente afeta o resto do setor. Nossa solução é um novo canal para os anunciantes no Brasil que estão buscando receita adicional e maior alcance para seu e-commerce", reforçou.

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