Nos últimos anos, a conexão entre torcedores e clubes de futebol ganhou uma nova dimensão com a introdução da gamificação no e-commerce. A estratégia transforma a simples compra de produtos em experiências interativas e surpreendentes, com prêmios e recompensas. Especialistas destacam que essa abordagem intensifica o vínculo entre torcedor e clube, estendendo o engajamento muito além dos 90 minutos de jogo.
Neste cenário, as plataformas que combinam entretenimento e comércio têm se consolidado no universo esportivo. Além de camisas e itens oficiais, os consumidores agora participam de sorteios instantâneos, abrem "caixas" virtuais e vivenciam uma experiência de compra mais envolvente. Focado em estreitar laços emocionais entre fãs e equipes, o formato é visto como uma evolução do e-commerce tradicional.
Ao integrar mecânicas de jogos no processo de compra, a gamificação estimula curiosidade e engajamento. A sensação de desbloquear prêmios ou conquistar recompensas fortalece a paixão pelo clube e promove maior interação com o esporte. No Brasil, onde o futebol é parte essencial da cultura, essa combinação se torna ainda mais poderosa.
Um exemplo recente desta prática é o Box da Fiel, voltado para torcedores do Corinthians. Os fãs compram créditos e abrem caixas virtuais, concorrendo a prêmios que vão desde produtos autografados até experiências exclusivas no estádio. Lançada no dia 10 de dezembro, a iniciativa já contabilizou mais de 76 mil caixas.
A teoria na prática
Torcedores destacam que essas plataformas proporcionam momentos únicos de forma sem precedentes. Arthur Bolzan, de 20 anos, relata que ganhou uma camisa oficial de R$ 349,99 ao abrir uma caixa de R$ 19,90. Ele elogia o modelo, mas sugere que o Corinthians simplificar o sistema de créditos.
Já Leopoldo Mateo, de 21 anos, experimentou o Box da Fiel por curiosidade e foi surpreendido ao ganhar uma bebida avaliada em quase R$ 1.000. Apesar de não ser corinthiano, ele acredita que a iniciativa é uma forma criativa de engajamento e sugere mais opções de preços nas caixas.
Para Nilton Bernini, CEO da Gamecomm e especialista em Marketing Esportivo, o e-commerce gamificado vai além da venda de produtos. Ele cria um engajamento constante, fortalecendo o vínculo emocional dos torcedores com seus clubes e gerando novas fontes de receita. Mesmo fora dos dias de jogo, os fãs se sentem conectados ao time por meio dessas experiências exclusivas.
Exemplos Internacionais de Sucesso
A gamificação no esporte também tem se destacado globalmente. A plataforma Socios.com permite a compra de “fan tokens” de diversos clubes europeus e de outras modalidades, oferecendo aos torcedores uma experiência de engajamento e participação em decisões internacionais do tempo.
Já a NBA Top Shot, voltada para o basquete norte-americano, é uma plataforma de venda de “momentos” em formato digital (NFTs) que podem ser negociados e colecionados pelos fãs, proporcionando uma experiência interativa de compra e troca de itens virtuais.
Seguindo uma linha parecida, a SportsCrate, voltada para a liga de baseball profissional nos Estados Unidos, conta com a parceria de alguns clubes para a criação de modelos de “caixas misteriosas” temáticas, onde o torcedor recebe itens exclusivos, integrando elementos de surpresa e colecionismo.
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