Com o objetivo de atrair e fidelizar clientes, as marcas estão apostando em novas estratégias e uma delas é a gamificação. Essa tem sido uma tendência verdadeiramente positiva e eficiente em diferentes áreas no que se refere a uma experiência marcante.
Se antes a atenção do público já era disputada, atualmente, após a popularização da interação essa competição se tornou ainda mais acirrada, abrindo um universo de estímulos para as pessoas, consumindo tempo e energia e causando um terremoto de emoções. Neste sentido, o cotidiano de uma marca se torna mais desafiador do que nunca e a interação com o cliente entra como uma caminho para o sucesso. Mas só a interação não basta.
A experiência é a melhor forma de marcas e produtos obterem atenção das pessoas para transmitirem seus valores - e o digital amplifica essa questão. Nesse palco vibrante, a junção dessas duas coisas, atreladas a eventos ao vivo e dinâmicos, causam não apenas um terremoto, mas uma tempestade de situações positivas para quem já está acostumado ao cotidiano das informações.
O uso da gamificação é uma excelente oportunidade que desafia os profissionais de marketing a oferecerem uma experiência personalizada, além de fortalecer o relacionamento com o seu público despertando seus cinco sentidos. A personalização é uma necessidade intrínseca dos consumidores, que buscam marcas que os reconheçam, que os entendam e que os atendam de forma única. Competições e recompensas incentivam a interação constante com produtos e serviços.
Pensando assim, os eventos precisam se adaptar às preferências e ao comportamento do público, até a entrega de conteúdo personalizado, que oferece informações, dicas e recomendações relevantes para cada indivíduo. Tudo isso, junto ou separado, contribui diretamente para aquecer negócios, gerar vendas e sobretudo fidelizar consumidores.
Por fim, a imersão total é a chave. A gamificação chegou para revolucionar a experiência do cliente, tornando o relacionamento entre marca e consumidor mais personalizada e pessoal, o que cria uma conexão emocional com a marca e também transforma clientes em defensores leais.
*Rodrigo Villaboim é Pós Graduado em Marketing pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, em Marketing de Serviços pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e Bacharel em Turismo pela UAM - Universidade Anhembi Morumbi. Como executivo de Marketing atuou em grandes empresas nacionais e internacionais, líderes em seus setores, como por exemplo: Banco Real (atual Santander), Suzano Papel e Celulose, Grupo Votorantim. Atuou como Diretor de Atendimento, Planejamento e Produção em grandes agências. Atualmente é Sócio-diretor da agência de Live Marketing .Be Comunica.
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