MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

CMOs querem investir em IA, mas não compreendem o potencial da tecnologia

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

1 de out. de 2024

CATEGORIA

Notícias

CMOs querem investir em IA, mas não compreendem o potencial da tecnologia
CMOs querem investir em IA, mas não compreendem o potencial da tecnologia
CMOs querem investir em IA, mas não compreendem o potencial da tecnologia

A Inteligência Artificial generativa está criando um cenário de “querer por querer” entre as lideranças de Marketing. Enquanto 90% das empresas planejam investir na tecnologia aplicada ao setor em 2025, 90% dos CMOs admitem não compreender completamente o real potencial da chamada GenIA ou como ela é capaz de impactar processos de negócios.

Os dados foram divulgados pela SAS no estudo “Marketers and GenAI: Diving Into the Shallow End”. Como sugere o nome da publicação, a relação dos profissionais de Marketing com a inteligência artificial ainda é afetada por uma superficialidade preocupante. Isso porque a falta de compreensão sobre a tecnologia pode prejudicar a eventual adoção de usos mais sofisticados.

Neste panorama, investir na tecnologia só porque ela está na moda e/ou porque outros players estão utilizando pode ser um tiro no pé. A compreensão da ferramenta é essencial para que os investimentos gerem maior eficiência organizacional e, em última instância, construam e sustentem uma sólida vantagem competitiva.

Além disso, embora 75% dos profissionais de marketing já utilizem a IA generativa no dia a dia, muitos profissionais a utilizam para tarefas simplistas, como redação, edição e criação de conteúdo, o que é extremamente superficial diante das possibilidades. Usos avançados, como segmentação de público-alvo (19%), mapear a jornada do cliente (16%) e otimização de preços (14%), são praticados por menos de 20% das lideranças.

Na avaliação de Jenn Chase, diretora de Marketing e VP executiva do SAS, não surpreende que os profissionais de Marketing liderem a adoção da IA generativa, mas é decepcionante que a falta de conhecimento por parte de CMOs e gestores seniores impeça que as organizações (nacionais e internacionais) aproveitem todo o potencial dessa nova e incrível tecnologia.

Para Jonathan Moran, Head of Martech Solutions do SAS o caminho para a maioria das organizações, em todos os setores, passa por um trabalho substancial de capacitação e treinamento em GenAI, assim como na governança de dados e compliance.

Crescimento no Brasil

No recorte considerando apenas as empresas brasileiras do mesmo levantamento, cerca de 88% dos entrevistados implementaram ou planejam implementar a GenAI na área de Marketing – índice superior ao registrado em setores como vendas (84%), TI (76%), financeiro (75%) e produção (74%). 

A pesquisa aponta que as empresas nacionais que adotam a tecnologia já têm observado benefícios aos negócios: a grande maioria (93%) relatou melhor experiência e satisfação dos funcionários, enquanto 87% afirmaram que os custos operacionais foram reduzidos.

Por outro lado, a expertise interna é apontada como principal obstáculo para a implementação da tecnologia, sendo citada por 51% das empresas, enquanto globalmente o percentual é de 39%. 

Leia também: A Inteligência Artificial deve potencializar a criatividade dos profissionais de Marketing e não o contrário

COMPARTILHAR ESSE POST

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme