A Inteligência Artificial generativa está criando um cenário de “querer por querer” entre as lideranças de Marketing. Enquanto 90% das empresas planejam investir na tecnologia aplicada ao setor em 2025, 90% dos CMOs admitem não compreender completamente o real potencial da chamada GenIA ou como ela é capaz de impactar processos de negócios.
Os dados foram divulgados pela SAS no estudo “Marketers and GenAI: Diving Into the Shallow End”. Como sugere o nome da publicação, a relação dos profissionais de Marketing com a inteligência artificial ainda é afetada por uma superficialidade preocupante. Isso porque a falta de compreensão sobre a tecnologia pode prejudicar a eventual adoção de usos mais sofisticados.
Neste panorama, investir na tecnologia só porque ela está na moda e/ou porque outros players estão utilizando pode ser um tiro no pé. A compreensão da ferramenta é essencial para que os investimentos gerem maior eficiência organizacional e, em última instância, construam e sustentem uma sólida vantagem competitiva.
Além disso, embora 75% dos profissionais de marketing já utilizem a IA generativa no dia a dia, muitos profissionais a utilizam para tarefas simplistas, como redação, edição e criação de conteúdo, o que é extremamente superficial diante das possibilidades. Usos avançados, como segmentação de público-alvo (19%), mapear a jornada do cliente (16%) e otimização de preços (14%), são praticados por menos de 20% das lideranças.
Na avaliação de Jenn Chase, diretora de Marketing e VP executiva do SAS, não surpreende que os profissionais de Marketing liderem a adoção da IA generativa, mas é decepcionante que a falta de conhecimento por parte de CMOs e gestores seniores impeça que as organizações (nacionais e internacionais) aproveitem todo o potencial dessa nova e incrível tecnologia.
Para Jonathan Moran, Head of Martech Solutions do SAS o caminho para a maioria das organizações, em todos os setores, passa por um trabalho substancial de capacitação e treinamento em GenAI, assim como na governança de dados e compliance.
Crescimento no Brasil
No recorte considerando apenas as empresas brasileiras do mesmo levantamento, cerca de 88% dos entrevistados implementaram ou planejam implementar a GenAI na área de Marketing – índice superior ao registrado em setores como vendas (84%), TI (76%), financeiro (75%) e produção (74%).
A pesquisa aponta que as empresas nacionais que adotam a tecnologia já têm observado benefícios aos negócios: a grande maioria (93%) relatou melhor experiência e satisfação dos funcionários, enquanto 87% afirmaram que os custos operacionais foram reduzidos.
Por outro lado, a expertise interna é apontada como principal obstáculo para a implementação da tecnologia, sendo citada por 51% das empresas, enquanto globalmente o percentual é de 39%.
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