No mês em que se comemora o Dia do Cliente, celebrado no dia 15 de setembro, muitos buscam saber como melhorar sua experiência, além de outras formas de torná-lo fiel. No entanto, pouco se fala em como desenvolver estratégias para melhorar sua imagem. Sim, empresas que oferecem serviços de relações públicas, Marketing digital e demais serviços referentes ao tema não costumam entregar o ouro.
Claudia Daré, sócia da Latam Intersect PR, apontou cinco dicas infalíveis para tornar a imagem do cliente imbatível.
Crie identificação com o cliente final - seja B2B ou B2C
Essa pode até parecer uma dica óbvia, mas muitos se esquecem que, para desenvolver estratégias para trabalhar a imagem de uma empresa, é necessário conhecer profundamente seu negócio, as tendências de seu setor e como a soma de tudo isso pode impactar seu público-alvo.
Este, independente se pessoa física ou jurídica, se interessa com aquilo pelo qual se identifica. Encontrar uma narrativa que crie essa identificação é fundamental para conquistá-lo.
Priorize a autoridade digital
O mundo digital já faz parte das nossas vidas. Por isso, construir uma autoridade digital é essencial para que uma empresa, seja de qualquer setor, seja reconhecida. Isso inclui ter um site responsivo, em que os usuários possam navegar com facilidade, através de conteúdos atraentes. E não se esqueça das redes sociais! Escolha as que mais se encaixam com o que a empresa oferece e mantenha-as sempre atualizadas.
Promova um bom relacionamento com a imprensa
Não adianta só conquistar espaço para seu cliente em veículos importantes. É necessário estabelecer um bom relacionamento com a imprensa, pois a verdade é que a mídia, mesmo com a força indiscutível das redes sociais, continua a ser uma importante fonte de informação.
Marcar encontros de relacionamento com jornalistas-chave faz toda a diferença nos resultados do trabalho de construção da imagem de uma empresa e seus executivos, que podem se tornar fontes de informação, à medida que passam a ser conhecidos.
Explore diferentes formatos de eventos
Para a construção de relacionamentos e da imagem de uma empresa, a proximidade com seus stakeholders, jornalistas e influenciadores é fundamental. A melhor maneira de estabelecer isso passa pela realização de eventos.
Inserir executivos em debates que promovam e disseminem o potencial da empresa - seja em conhecimento de mercado, de novos produtos, de um novo estudo realizado sobre seu setor-, faz com que aumente a credibilidade sobre ela. Desenvolver um calendário anual de eventos é uma ótima maneira de planejar uma comunicação integrada.
Invista no Marketing de causa
Outra forma de tornar uma marca valiosa e com a imagem reconhecida pelo público é apostar em causas sociais. Hoje, mais que nunca, o público busca marcas que tenham valores sociais em seu DNA. Por isso, associar-se genuinamente com causas relevantes é fundamental para se tornar uma referência.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em parceria com Instituto Ayrton Senna, ESPM e Cause, os brasileiros reconhecem a importância de ações de marketing de causa: 29% dos entrevistados já ouviram falar do termo e 77% deles são totalmente favoráveis a ações desse tipo. Em relação à percepção das empresas apoiadoras, 84% se dizem totalmente favoráveis e 49% consideram o marketing de causa eficiente para tornar uma empresa socialmente responsável.
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