MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Cidadania Corporativa: as responsabilidades que transforma a cultura

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

9 de out. de 2025

CATEGORIA

Artigos

Cidadania Corporativa: as responsabilidades que transforma a cultura
Cidadania Corporativa: as responsabilidades que transforma a cultura
Cidadania Corporativa: as responsabilidades que transforma a cultura

O que é cidadania?
Cidadania é exercer os seus direitos e também os seus deveres. Mais do que isso: é cultivar o senso cidadão, relacionado à consciência social de atuação com base em direitos e deveres mútuos, para uma convivência harmoniosa. Trata-se de um pacto guiado por estatutos de conhecimento comum que precisam ser valorizados e respeitados.

Por que é importante?
Em um mercado que promove o consumo e valoriza os consumidores, entender qual é o espaço e o papel dos cidadãos pode fazer uma grande diferença na evolução da consciência social — essencial para as verdadeiras transformações. No ambiente de trabalho, isso se traduz em assumir responsabilidades coletivas, respeitar regras, mas também propor melhorias que beneficiem todos.

Pergunte a você mesmo:
Será que eu me considero um cidadão atuante? Quem eu considero um cidadão atuante? Sou cidadão com as pessoas ao meu redor — colegas, clientes, equipe?

O desafio é prático:
Como colocar a cidadania em prática? Como trabalhar com mais cidadania no cotidiano? 

7 dicas de cidadania no ambiente de trabalho

  1. Conheça e respeite as regras coletivas — entenda os códigos, normas e políticas da empresa.

  2. Exerça seus direitos com consciência — reivindique melhorias sem esquecer da corresponsabilidade.

  3. Pratique a escuta ativa — ouvir é um ato cidadão que fortalece a colaboração.

  4. Valorize os bens comuns — cuide dos espaços, equipamentos e recursos compartilhados.

  5. Participe das decisões coletivas — envolva-se em comitês, grupos de discussão e projetos conjuntos.

  6. Promova justiça e equidade — trate todos com respeito, sem favorecimentos.

  7. Engaje-se em iniciativas sociais — leve a cidadania para além da empresa, apoiando causas coletivas. 

Os 7 Princípios sociotransformacionais são interdisciplinares e interpúblicos: gentileza, generosidade, solidariedade, sustentabilidade, diversidade, respeito e cidadania. E fazem toda a diferença para construir ambientes de trabalho que valorizem e promovam competências capazes de despertar a consciência social para uma convivência mais colaborativa, gentil e saudável para todos.

Aproveite a Semana Nacional EGG, baixe os materiais gratuitos da SNEGG e coloque essa vantagem competitiva em prática na sua empresa: https://www.gentilezagenerosidade.org.br/snegg2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Mundo do Marketing

AUTOR

Mundo do Marketing

AUTOR

Mundo do Marketing

AUTOR

Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme