MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Celebridades são os perfis menos seguidos por brasileiros nas redes sociais

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

17 de set. de 2024

CATEGORIA

Notícias

O desenvolvimento das redes sociais, acompanhado pelo subsequente refinamento do ecossistema da creators economy, conferiu às celebridades brasileiras ativas nas plataformas o rótulo de influenciadores digitais. O apelo social destas personalidades, no entanto, está longe de garantir o engajamento automático do público em campanhas de Marketing.

Isso porque as celebridades são citadas como favoritas por apenas 21,5% dos usuários entrevistados em uma pesquisa conduzida pela Brazil Panels. Na outra ponta da lista, os perfis de especialistas surgem como os preferidos pelos respondentes, com 54,7% das citações. O “recheio” do ranking é composto pelos perfis de familiares e amigos (47,6%), marcas (37,8%) e influenciadores (32,8%).

A predileção por especialistas, marcas e influenciadores acende um sinal de alerta sobre a eficiência das parcerias com celebridades consagradas fora do digital. Na avaliação de Claudio Basques, CEO da Brazil Panels, a escolha deve ser baseada na compreensão do consumidor e no desenvolvimento de estratégias eficazes em cada plataforma.

Para ganhar destaque no cenário digital, 62,4% dos respondentes acreditam que as marcas devem investir na qualidade do conteúdo, enquanto 20,5% apontam o engajamento com o público. Apenas 8,2% consideram a relevância da publicidade e 7,8% a frequência das postagens como pontos cruciais. 

Em função disso, prossegue Vasques, é fundamental que as marcas busquem se informar sobre seu cliente ideal através de pesquisas de mercado, entendendo seus hábitos, atitudes, desejos e desafios. Dessa forma, é possível criar conteúdos direcionados e campanhas patrocinadas mais assertivas, estreladas pelas personalidades corretas.

Redes sociais mais usadas

O estudo aponta que o Instagram é a rede social mais popular entre brasileiros de 18 a 44 anos, enquanto o WhatsApp é a segunda mais utilizada. Esse cenário muda conforme a idade dos entrevistados: para a faixa etária de 45 a 54 anos, a predileção é pelo WhatsApp, seguido pelo Instagram. Entre os maiores de 55 anos, o WhatsApp permanece na liderança, com o Facebook em segundo lugar.

Sobre os formatos de conteúdo, vídeos curtos estão no topo das preferências, seguidos por fotos, lives, stories e carrosseis. Em relação ao salvamento de vídeos, 29,8% dos entrevistados salvam vídeos educacionais, 25,2% preferem vídeos com dicas, 20,7% optam por tutoriais e os 24,3% restantes se distribuem entre lives, histórias, bastidores e outros temas. 

Em uma questão de múltipla escolha, a pesquisa também identificou as atividades menos apreciadas nas redes sociais: seguir influenciadores (37,4%), participar de grupos (35,9%) e comprar produtos e serviços (32,2%).

Leia também: Marketing de influência e alguns movimentos

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme