O Cartão de Todos, um dos maiores cartões de descontos do Brasil, viveu uma revolução de engajamento no seu aplicativo graças a uma estratégia de segmentação centrada no cliente. Em vez de enviar comunicações genéricas para uma base que não representava o potencial da empresa, agora, com uma comunicação assertiva, o volume de usuários ativos no aplicativo saltou de 470 mil para 2,7 milhões de clientes, representando um aumento de 475%.
Com uma base de 17 milhões de filiados, a entrega das campanhas alcançava apenas 10% deles. O time de TI saiu de cena e uma plataforma de engajamento assumiu o controle, a CleverTap. “Dependíamos do time de tecnologia para acionar campanhas e demorávamos dias para testar um fluxo. Nossa segmentação era rígida e pouco flexível, o que impedia personalização em escala”, explicou Andressa Paiva, Head de Growth e CRM do Cartão de Todos, durante o Mastering Retention & Growth Brazil 2025, da CleverTap.
A plataforma permitiu avançar para uma segmentação 360 graus, alimentada por dados de comportamento e perfil extraídos do próprio banco de dados do Cartão de Todos. “Hoje conseguimos, não apenas, falar com o usuário certo no canal certo e no momento ideal, mas também personalizar campanhas em tempo real, com base em ações concretas, como frequência de uso de cashback, interação com produtos e visitas a parceiros”, detalha Andressa.

Resultados financeiros e métricas que impressionam
O sucesso não ficou apenas no operacional: a taxa de abertura de notificações ultrapassa 24%, com CTRs que chegam a superar 30%, e a conversão em jornadas de abandono de carrinho atingiu 20,4%. Outro dado significativo é o crescimento de 6,35% no número de usuários ativos de cashback, um incremento relevante para uma base de 17 milhões, em que 80% ainda não utiliza essa funcionalidade.
Antes, havia fluxos grandes, lentidão para aplicar campanhas e dificuldade para escalar. Atualmente, as estratégias de crescimento do Cartão de Todos são guiadas pela jornada do cliente. “Agora conseguimos entregar campanhas segmentadas por perfil de cliente, bairro e frequência. Priorizamos os micro-momentos,” diz Andressa.
O uso de inteligência artificial também já é realidade, com dados integrados ao hub de Marketing, suporte da equipe técnica e automações avançadas, incluindo integração com CRM e sistemas internos para otimizar ainda mais a segmentação e personalização. “Esse tipo de segmentação avançada impacta diretamente nossa receita. Ter dados atualizados e visibilidade em tempo real nos permite medir resultados financeiros com precisão, e integrar automações inteligentes nos dá escala e agilidade para aproveitar oportunidades de mercado rapidamente”, comenta a Head de Growth.

Estratégia centrada no usuário e jornadas inteligentes
A chave do êxito foi o abandono do “achômetro” para abraçar uma governança orientada por dados em todos os passos da jornada do cliente. “Transformamos nossa comunicação em uma conversa relevante para o usuário, acompanhando micro-momentos e tendências em tempo real”, afirma Andressa.
A equipe hoje testa e lança campanhas rapidamente, aproveitando tendências virais para criar comunicados de alto engajamento, o que proporciona agilidade e uma comunicação em tempo real por meio da CleverTap. O uso estratégico de canais variados, como push notifications, in-app messages e webpush, permite uma orquestração eficaz da experiência do usuário, adaptando o discurso, aumentando a retenção e evitando fadiga por notificações excessivas. “A retenção é uma das métricas mais importantes para o nosso CRM: monitoramos diariamente acessos, desinstalações, conversões e comportamento, garantindo que não apenas ativamos, mas mantemos usuários engajados”, explica.
Uma das metas estratégicas do Cartão de Todos é garantir recorrência no uso da plataforma, especialmente do cashback, que, apesar de sua importância, ainda não alcança a maior parte da base. “Nossa base é desafiadora: os usuários vêm pela saúde, mas precisam compreender o ecossistema completo, desde cashback até descontos em parceiros. Por isso, a educação contínua via marketing é vital”, destaca.
COMPARTILHAR ESSE POST







