Os cariocas estão entre os brasileiros que mais investem em ferramentas de Inteligência Artificial. No primeiro semestre de 2023, a quantidade transacionada em empresas que oferecem tecnologias de IA saltou 363% no Rio de Janeiro, enquanto os gastos com o setor aumentaram 116% na comparação com o mesmo período de 2022, indica um levantamento divulgado pelo Itaú Unibanco.
A principal responsável pelo boom dos números observados neste ano é a geração Y (28 a 42 anos), que representa 48% do share investido, seguida da X (43 a 57 anos), com 30%. Neste recorte, os homens estão mais confortáveis com o uso da IA, e registram 80% das transações, com ticket médio de R$ 182.
A pesquisa também comparou os investimentos registrados por pessoas físicas e jurídicas. Neste caso, as empresas são as que mais investem no recurso, com ticket médio de R$ 260, mas os gastos individuais não ficam atrás, e alcançam uma média de R$ 178.
Finalmente, as três principais profissões que mais investem em plataformas de IA no estado são analistas de sistemas (7% das transações), engenheiros (5%) e estudantes (3%), e as empresas de Inteligência Artificial mais utilizadas são, na ordem, OpenAI, GitHub e Notion.
Comprei uma ferramenta de IA; e agora? Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, o COO & CPTO do G4 Educação, João Vitor Chaves, trouxe dicas e insights para quem possui dúvidas na hora de escolher ferramentas de IA para incrementar a produtividade no dia a dia.
Para o COO, há uma solução simples e eficaz para facilitar o processo. “Como esses recursos são acessíveis, as pessoas podem literalmente brincar com elas, testar possibilidades e limites para entender o que elas realmente trazem para a conversa. Outra opção é pesquisar o que já está sendo feito. No YouTube, por exemplo, já existem conteúdos como 10 formas de usar o ChatGPT”, afirmou Chaves.
Venha para o Clube e faça parte da conversa!
Leia também: 3 lançamentos em Inteligência Artificial que estão transformando marcas
COMPARTILHAR ESSE POST