Em um movimento de aproximação com a cultura, o BTG Pactual anunciou seu novo posicionamento como o Banco da Música Brasileira ao assumir o naming rights da tradicional premiação, agora chamada Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira. A iniciativa é o resultado de uma estratégia de marca e posicionamento que insere o banco em um território simbólico e afetivo, profundamente conectado à identidade do país.
A 36ª edição do Prêmio foi lançada oficialmente no dia 9 de abril no MASP, em São Paulo. O evento revelou os indicados às 17 categorias e apresentou um espetáculo com nomes consagrados e novos talentos da música nacional. A noite também celebrou os homenageados da edição de 2025, a dupla Chitãozinho & Xororó.
O BTG Pactual utiliza a força do Prêmio como ponto de partida para uma plataforma contínua de apoio à música brasileira. A marca amplia sua atuação para além do investimento financeiro, ingressando em iniciativas de impacto social, valorização cultural e desenvolvimento de talentos.

Assumir o papel de Banco da Música Brasileira reforça uma tendência crescente de propósito de marca entre instituições financeiras. Além de aprimorar as estratégias de visibilidade, a aposta do BTG tem o objetivo de construir uma relação duradoura com a sociedade por meio de um dos ativos simbólicos mais poderosos do país.
Segundo André Esteves, sócio-sênior e presidente do Conselho do BTG Pactual, o Prêmio tem importância histórica para a valorização da música nacional. Por isso, foi tomada a decisão de apoiar não apenas a cerimônia em si, mas toda a estrutura de projetos que o Prêmio promove ao longo do ano.
A visão institucional do banco é clara: ao entrar no território da cultura, o BTG fortalece sua presença simbólica, estabelece conexões com novos públicos e consolida sua identidade como plataforma de apoio à economia criativa e à inovação.
Uma plataforma viva de impacto
Com a parceria, o Prêmio — idealizado por Zé Maurício Machline — ganha nova escala e profundidade, estruturando três projetos de fomento artístico alinhados a pilares de inovação, profissionalização e diversidade:
– Incubadora de Talentos da Música, programa de aceleração e mentoria para artistas em diferentes fases da carreira, com apoio em áreas como captação de recursos, Marketing e gestão.
– Te Vejo no Palco, iniciativa voltada à gravação e difusão de shows de artistas em ascensão, com foco em qualidade técnica e presença digital.
– Música É Negócio, curso desenvolvido em parceria com a Exame e a Saint Paul Escola de Negócios, com foco em gestão de carreira, finanças e estratégias digitais para músicos.
Leia também: CMO Summit 2025 reúne os maiores nomes do Marketing brasileiro
COMPARTILHAR ESSE POST