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Brasileiros passam 9 horas nas redes sociais e gostam de interagir com perfis de marcas

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

31 de out. de 2024

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Notícias

Brasileiros passam 9 horas nas redes sociais e gostam de interagir com perfis de marcas
Brasileiros passam 9 horas nas redes sociais e gostam de interagir com perfis de marcas
Brasileiros passam 9 horas nas redes sociais e gostam de interagir com perfis de marcas

O brasileiro passa, em média, 9 horas e 13 minutos conectado à internet. Entre os usuários de 16 a 64 anos, boa parte deste tempo é dispensado no WhatsApp: o serviço de mensagens da Meta é utilizado por 93,4% do público ativo e seguido de perto pelo Instagram, frequentado por 91,2% dos habitantes da web. 

Os dados, coletados em duas pesquisas distintas conduzidas em conjunto pela We Are Social e Meltwater (“Relatório Digital 2024: 5 billion social media users” e "Data Report 2024 Brasil") dimensionam o peso do digital na rotina do consumidor brasileiro. Os levantamentos destacam que 74% dos usuários buscam produtos e serviços nos ambientes virtuais, enquanto 54% afirmam que os perfis das marcas influenciam suas escolhas de compra.

Nesse contexto, estar nas redes sociais não é mais opcional para as empresas, mas essencial para se conectar ao consumidor, sobretudo no Brasil – terceiro maior consumidor de redes sociais no ranking global. No entanto, em um universo vasto e expansivo de perfis e conteúdos, a grande questão passa a ser a conquista de um espaço de destaque.

Visibilidade é apenas o começo

Na avaliação das consultoras Aline Kalinoski e Paula Kodama, sócias da Nowa Creative Marketing, visibilidade é apenas o começo: afinal, mais do que serem vistas, marcas precisam ser lembradas e escolhidas pelo consumidor. Não é segredo que as redes sociais exercem um papel crucial na decisão de compra – mas, em função da citada competitividade digital, marcas precisam desenvolver estratégias bem estruturadas para se destacar.

Para as especialistas, ocupar um espaço debaixo do holofote midiático é um privilégio conquistado a partir de três esforços fundamentais: gestão eficaz de mídias, fortalecimento do branding e produção de conteúdo audiovisual de qualidade. Enquanto a gestão passa pela otimização dos perfis, criação de conteúdo e análise de desempenho, o brand awareness ajuda a estabelecer uma identidade sólida. Já o audiovisual, conhecido pelo alto engajamento, é essencial para captar a atenção do público.

As consultoras pontuaram que esses pilares não apenas aumentam a visibilidade, mas também constroem a reputação e a autoridade da marca, impactando consideravelmente a decisão de compra do consumidor. Em um ambiente digital cada vez mais competitivo, uma presença online bem planejada é essencial para que as marcas se destaquem, não apenas informando, mas também engajando e inspirando.

Neste panorama, a dupla aponta que os vídeos não só geram maior engajamento, mas também aumentam a retenção de informações, tornando-se uma ferramenta poderosa para Marketing e comunicação. Em 2022, os vídeos foram responsáveis por 82% do tráfego global de internet, conforme apontam dados divulgados pela Cisco.

Leia também: Redes sociais viram local de busca, venda e atendimento

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Ian Cândido

Repórter

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