MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Brasil é 4º no ranking mundial em downloads e tempo de uso de apps móveis

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

28 de jun. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Desaceleração da economia e impacto da inflação: duas pedras no caminho de diferentes setores econômicos, forçados a se adaptar às demandas de um 2023 desafiador. Por outro lado, o segmento de Marketing de aplicativos móveis - que ainda se adapta às mudanças nas leis de privacidade - tende a crescer neste ano, mesmo em meio a um cenário econômico adverso.

A título de comparação, em 2020, os gastos com anúncios mobile atingiram um recorde de US$ 240 bilhões em todo o mundo e, de acordo com as últimas previsões, esse número irá ultrapassar US$ 360 bilhões ainda este ano. Neste cenário, o Brasil se destaca como o 11º no ranking de países/usuários que mais gastam com mobile, tendo os gastos totalizados em US$ 1,37 bilhão, e quando se trata de downloads e horas de uso, o país ocupa o 4º lugar a nível mundial, perdendo apenas para China, Índia e Estados Unidos.

Embora animadora, a projeção não é um sinal verde para experimentações impensadas, e os profissionais do setor devem buscar soluções para investir recursos com eficiência. Pensando nisso, a Rocket Lab produziu o relatório "Análise do Mercado Mobile 2023", que a partir da perspectiva analítica de seus especialistas, traz informações relevantes para o mercado de mobile apps.

Veja os principais insights do relatório:

1 - Dados gerais sobre o mercado mobile

Cerca de 66,6% da população mundial utiliza algum tipo de dispositivo móvel, e a média de tempo gasto nesses dispositivos, especialmente em smartphones, chega a aproximadamente 5 horas por dia - 88% dessas horas são dedicadas ao uso de aplicativos.

Isso demonstra a influência significativa que os aplicativos exercem na vida cotidiana das pessoas. Além disso, o relatório aponta que os usuários estão dispostos a investir em suas experiências com aplicativos, pois o gasto total com apps atingiu a marca de US$ 167 bilhões.

Refletindo sobre o relacionamento dos usuários com os apps, o CEO & Cofundador da Rocket Lab, Juan Echavarria Coll, ressalta que os dados mostram que os anúncios para mobile continuam sendo cruciais para adquirir e reter usuários valiosos. Por isso, conhecer profundamente os usuários e entender suas motivações para impactá-los com anúncios personalizados é, sem dúvida, uma das chaves para o sucesso dos aplicativos.

2 - Dados de plataformas OTT 

Apps de streamings como HBOMAX, Netflix, Hulu, Amazon e Disney+ estão gerando cada vez mais conteúdos exclusivos, atraindo pessoas para suas plataformas para assistir filmes e séries que não se encontram em nenhum outro lugar. Em 2022, foram registrados 34,9 milhões de novos usuários a criar novas contas nestes apps.

O crescimento destes aplicativos tende a se superar cada vez mais, visto que, em 2022 o mercado global de streaming registrou um total de US$ 7,2 bilhões e as estimativas apontam que esse número atingirá a marca dos US$ 14 bilhões até 2027.

3 - Dados de e-commerce

Em franca expansão nos últimos anos, o comércio eletrônico tem potencial de se converter em um importante canal de compras, além de um fator capaz de mudar os hábitos dos consumidores.

O relatório analítico da Rocket Lab constata que os principais mercados em crescimento para aplicativos de varejo online incluem mercados emergentes em países da América Latina, como Brasil, México e Argentina.

O levantamento também indica que a quantidade de horas que os consumidores gastaram em aplicativos de compras em 2022 totalizaram 110 bilhões de horas, que renderam cerca de US$ 415 bilhões em gastos em e-commerce.

4 - Dados de fintechs

A adoção de aplicativos móveis para serviços bancários móveis, carteiras, pagamentos digitais e empréstimos pessoais teve um rápido crescimento em 2022, continuando a aceleração em direção ao mobile. Atualmente, há cerca de 10 mil fintechs nas Américas e a projeção de valor deste segmento de mercado global até 2025 é de US$ 460 bilhões.

Já no Brasil, o maior incremento entre as fintechs será o neobanking. O termo se refere às instituições financeiras exclusivamente digitais, que não são conectadas a nenhuma agência física e todas as transações são feitas exclusivamente pela internet. A modalidade já registra um valor total de transação de US$ 224,7 bilhões em 2023 e espera um crescimento de receita de 29,3% em 2024.

5 - Dados de delivery de alimentos e bebidas

As sessões em aplicativos de entrega de comida continuaram a subir depois de um rápido crescimento no início da pandemia de covid-19. Globalmente, as sessões aumentaram quase 10% ano a ano em 2022, em comparação com o crescimento de 35% ano a ano em 2021.

No Brasil, o crescimento do tempo de uso no primeiro trimestre de 2022 aumentou 380%, deixando o país no 3º lugar entre os Top 25 Mercados por Tempo Gasto, conforme o "State of Food & Drink on Mobile 2022".

Leia também: Aplicativos devem apostar no Marketing de influência para atrair novos usuários

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme