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Black Friday promete, mas exige boas estratégias!

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10 de nov. de 2023

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Quem diria que uma data comercial norte-americana que, até pouco tempo, era praticamente desconhecida no Brasil, cairia nas graças dos brasileiros? Não há dúvidas: os consumidores do país já incorporaram a Black Friday ao seu calendário de compras. Exemplo disso, 95,2% dos entrevistados por uma pesquisa de intenção de consumo da Méliuz para a data esperam comprar no evento, que este ano será realizado dia 24 de novembro.

O número de consumidores dispostos a gastar nesta Black Friday é 4% maior do que o registrado em 2022. Aliás, apenas 66% dos usuários consumiram no evento do último ano. De acordo com o levantamento, espera-se que 32% dos brasileiros gastem mais de R$ 1 mil nesta edição, com produtos como: Eletrônicos e Informática (49,2%), Eletrodomésticos e Eletroportáteis (44,8%), Roupas (30,8%), Acessórios e Calçados (27,7%), Perfumes e Cosméticos (21,5%) e Móveis e Decoração (16,3%).

A partir do comportamento do consumidor, é evidente que a Black Friday é considerada um evento importante para os brasileiros, que ficam ansiosos e, inclusive, tendem a se preparar financeiramente para fazer boas compras. A data, que surgiu de maneira despretensiosa na década de 1980, nos EUA, chegou ao Brasil apenas no século 21 e passou a ganhar uma importância cada vez maior a partir de 2010.

Ainda de acordo com a pesquisa da Méliuz, entre os consumidores que não buscam por itens de desejo, 18,3% querem substituir itens mais antigos ou repor itens que não funcionam mais. Aliás, 8,1% dos entrevistados contaram que desejam antecipar a compra de presentes para o Natal e 7,9% pretendem comprar itens para usar em 2024.

Outro detalhe interessante diz respeito ao comércio eletrônico. Segundo o levantamento, o e-commerce é o canal de compras preferido de 98% dos indivíduos que buscam: melhor preço (87,2%), comodidade (82,4%) e melhores promoções (51%). Não à toa, o número de brasileiros que consomem no ambiente on-line aumentou 24% em 2022, em relação a 2021, conforme dados da NielsenIQEbit.

A propósito, o estudo deixa claro que o hábito de comprar on-line se consolidou no país, já que se manteve mesmo com o fim das medidas de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19 que, até então, inviabilizaram o comércio tradicional.

Diante de tudo isso, surge a pergunta: “Como as empresas podem se preparar para um dia tão importante para a área comercial?”. Como vimos, todas as empresas do Brasil - desde as pequenas até as gigantes do varejo - precisam pensar em estratégias de vendas para esta Black Friday que façam sentido para a sua marca.

Pensando nisso, listei cinco dicas que podem ajudar nesse processo:

1 - Aumento da demanda - Com a proximidade da Black Friday, a demanda deve seguir em uma crescente, até a chegada do “grande dia”. Portanto, atenção, pois todas as seções da sua empresa devem estar alinhadas e preparadas para essa movimentação. 2 - Produtos assertivos - É fundamental investir nos produtos e serviços que devem atrair  os consumidores no evento deste ano. Para tanto, uma pesquisa com o seu público-alvo pode ajudar, e muito. 3 - Atendimento humanizado - Invista todos os seus esforços para oferecer uma interação atenciosa e respeitosa para com o seu cliente. Anote isso: o seu consumidor espera ser muito bem-atendido; 4 - Divulgação on-line - Não há dúvidas de que os consumidores de hoje não apenas compram, como também buscam informações on-line. Fique atento! 5 - Pós-venda - Certifique-se de que o seu time comercial dê a atenção devida ao cliente após a compra, pois isso é muito importante para a fidelização.

A Black Friday é uma oportunidade de ouro para as empresas brasileiras de diversos portes e setores. Por isso, não deixe passar esta chance de atrair e conquistar novos clientes, aumentar o seu faturamento e crescer cada vez mais. Um dos eventos mais importantes para o mercado está chegando, e a forma como você planeja e executa as estratégias é essencial para colher bons resultados.

Vamos, juntos, fazer desta uma das maiores Black Fridays da história!

*Anderson Passos é diretor-executivo da ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil). Formado em Comunicação Social na PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica), com MBA em Marketing com módulo internacional na FGV-Campinas (Fundação Getúlio Vargas) e Babson College em Boston (EUA) e mestrado em Semiótica e Rituais de Consumo em Marketing na USP (Universidade de São Paulo). Possui 19 anos de experiência em Comunicação Corporativa, Marketing Institucional, Relacionamento com a Imprensa, Eventos, SAC e Assistência Técnica, com atuação em empresas de grande porte multinacionais e nacionais além de expertise em Gestão e Branding, M&A (Fusões e Aquisições) e Relações Públicas, entre outras, e já trabalhou em empresas como Dexco, Sylvamo, Grupc, Baumgart e Vedacit, líder no mercado de impermeabilização, onde atuou como gerente de Marketing e Relacionamento.

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