Com mais de 40 unidades em operação no Brasil e prestes a completar 15 anos de história, a rede Billy The Grill inicia um novo capítulo com o lançamento do “Billy Chama Alta”. A renovação marca uma evolução estratégica que reforça a essência da marca como referência em churrasco na pedra, ao mesmo tempo em que apresenta ao mercado um modelo de operação mais moderno e eficiente.
O rebranding traz aos restaurantes da marca um layout clean e sofisticado, cozinha aberta, grelha de alta temperatura com preparo à vista, atendimento híbrido com autoatendimento e anfitrião, além de KDS para gestão de pedidos e um “Billy Churrasqueiro” dedicado a garantir o ponto ideal das carnes.
A nova identidade também reflete uma mudança de posicionamento. Com um público mais exigente, conectado e atento à experiência, o Billy quer deixar de ser apenas uma opção prática nas praças de alimentação para se consolidar como referência em comida brasileira com produtos premium, rapidez e autenticidade.

Segundo Luiz Felipe Costa, CEO do Grupo Alento, desde o início, a oferta da marca esteve muito mais ligada à tradição brasileira do que a qualquer influência americana.
“A comida que entregamos sempre teve mais a ver com a tradição brasileira do que com qualquer influência americana. Nosso forte sempre foi o churrasco, o tempero caseiro, a comida fresca feita na hora. O rebranding foi uma forma de alinhar a imagem à realidade e, sobretudo, às expectativas do novo consumidor”, explica Luiz Felipe Costa CEO do Grupo Alento.
Mudanças no formato operacional
Na nova fase, a empresa adota o conceito menos é mais, reduzindo insumos, otimizando processos, simplificando o treinamento e elevando a régua da experiência. Segundo Luiz Felipe, a ideia não foi reinventar o Billy, mas mostrar o que ele já era e poderia ser melhor.
“Chama Alta representa essa energia. Manter o calor da cozinha, da equipe e da relação com o cliente em alta, o tempo todo. É uma forma de olhar para dentro e evoluir com consistência”, contou o CEO.
A proposta de trabalhar com menos insumos, processos simplificados e maior padronização também tornou a operação mais escalável e financeiramente saudável.
“Não mudamos apenas a forma de servir, mudamos a forma de pensar a marca. Menos é mais: reduzimos insumos, otimizamos processos, simplificamos o treinamento e elevamos a régua da experiência. Nosso objetivo é entregar qualidade de restaurante com a praticidade de um fast casual. É o almoço do dia a dia com sabor de domingo em família”, concluiu Luiz Felipe.
O primeiro restaurante com o novo conceito foi inaugurado em 2024, em Petrópolis (RJ). Em seguida, Volta Redonda também recebeu o modelo reformulado. Desde então, o Billy Chama Alta tem expandido sua presença: em junho deste ano, chegou a São Caetano do Sul, consolidando a marca fora do estado do Rio. Ainda em 2025, Sulacap e Del Castilho receberão unidades no novo formato.
Leia também: Será que chegou a hora de reposicionar sua marca?
COMPARTILHAR ESSE POST







