O consumo de bebidas alcoólicas fora de casa registrou queda expressiva no primeiro trimestre de 2025, com redução de 34% na penetração, liderando a retração de 24% nas ocasiões de consumo da categoria como um todo. Os dados são do estudo Consumer Insights 2025, realizado pela Worldpanel.
A diminuição foi puxada principalmente pela Geração Z e pelos Baby Boomers, que reduziram em 31% e 32%, respectivamente, a frequência em bares, restaurantes e outros pontos de consumo fora do lar. Já entre os Millennials, o movimento foi oposto: as bebidas não alcoólicas cresceram 15,2% em ocasiões de consumo, em sintonia com um comportamento mais orientado ao bem-estar.

Enquanto os alcoólicos perdem espaço, refeições e lanches ganham protagonismo no consumo fora de casa, com alta de 17,5% na penetração. Restaurantes, bares e vendedores ambulantes foram os canais mais beneficiados por essa mudança, com crescimento em unidades de 0,5%, 0,9% e 1,3%, respectivamente.
Embora o cenário de curto prazo aponte retração, com queda de 20,9% nas ocasiões de consumo e recuo de 13,8% no volume médio por visita, o comportamento de longo prazo indica recuperação. A frequência de visitas a pontos de venda cresceu 7,8% e as ocasiões de compra aumentaram 4,4%.
Manoel Paiva, gerente sênior de atendimento da Worldpanel, analisa que mesmo com a retomada da mobilidade e maior presença em bares e restaurantes, observamos um consumidor mais seletivo, que desprioriza algumas categorias e reorganiza seu consumo com base em novas rotinas e prioridades.
Leia também: Geração Z demonstra preferência por bebidas não-alcoólicas para o Carnaval
COMPARTILHAR ESSE POST