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Bastidores (sinceros) da mudança da marca do Mundo do Marketing

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

21 de out. de 2024

CATEGORIA

Editorial

Bastidores (sinceros) da mudança da marca do Mundo do Marketing
Bastidores (sinceros) da mudança da marca do Mundo do Marketing
Bastidores (sinceros) da mudança da marca do Mundo do Marketing

Foi em abril deste ano que o Tiago Magnus, sócio-fundador da TD, falou pela primeira vez em mudar a marca do Mundo do Marketing. Destacar essa data é importante, porque até então não havia uma proposta de compra do portal. Mudar a marca então, não estava no meu radar. 

As conversas sobre uma parceria mais próxima - talvez uma sociedade - começaram um mês antes, em março, depois de dois anos de parceria no CMO Summit e de conversas constantes entre dois fundadores da empresa de mídia com públicos em comum. Naquela ocasião, em abril, apesar do cuidado do Tiago em fazer tal proposta de mudança da marca, a minha resposta foi categórica e direta: não vamos mexer na marca. Não vamos falar sobre isso. Marca é sagrada.

Por trás dessa afirmativa estava toda uma crença de que uma marca não se muda da noite para o dia. Afinal, aquele layout tinha somente nove anos. A opinião também guardava uma posição contra a banalização de alguns reposicionamentos que temos acompanhado quase diariamente. Marca é coisa séria. Não se muda como quem troca de roupa. E assim caminhamos nas negociações. 

Agora, já não lembro ao certo o mês, porém, as conversas sobre a sociedade iam avançando e mais uma vez o Tiago falou em mudar a marca e, de novo, cortei na hora as suas intenções com um adendo: vamos aguardar quando fizermos 20 anos e aí teremos um motivo. Em todas as ocasiões, ele falava da necessidade de modernizar a marca. Enquanto para mim a marca não estava ultrapassada. 

Até que entre maio e junho houve uma nova conversa, em que as tratativas da sociedade já estavam bastante avançadas. E, novamente, veio à tona a pauta da mudança da marca e, de novo, minha primeira resposta foi "não vamos mexer". Novamente falei que poderíamos mudar quando fizesse 20 anos, que aí teríamos um fato novo. Foi aí que eu refleti o que o Tiago já vinha dizendo: "Vamos abrir uma nova fase no Mundo do Marketing, um novo momento". 

"Boom", foi como um curto circuito na minha cabeça. Na hora pensei: sim, faz sentido. Não precisamos esperar mais quase dois anos para mudar só por conta de uma data se na verdade, realmente, já estamos fazendo uma grande mudança que requer que passemos uma "nova mensagem". 

Essa "nova mensagem", na verdade, foi colocar o Mundo do Marketing na sua real posição: um portal moderno, atual, relevante e importante para o mercado, que a marca e o portal antigos já não conseguiram imprimir em algumas visões – dos novos e antigos usuários. 

Pronto: estava decidido. “Vamos mudar a marca, mas precisamos fazer todo o processo de rebranding”, salientei. Mas já estamos entre junho e julho. Era necessário também alterar toda a tecnologia e layout do portal, junto com inúmeros projetos da TD e o CMO Sunmit logo em seguida. Não daria tempo. 

A nova marca seguiu, então, um processo menos complexo de rebranding em que são feitas diversas pesquisas, estudos, defesas e testes. Em paralelo, no entanto, nestes meses todos, o Tiago já tinha feito muito desse processo com o Yã Izidoro, outro sócio-fundador da TD e a nova marca seguiu um briefing mais objetivo que ele sempre falava: modernizar. 

E foi assim que nasceu a nova marca do Mundo do Marketing. Pelas mãos primorosas do Yã Izidoro em uma única versão proposta, que teve seu refinamento enquanto alterava também o portal. 

Agora, uma boa pergunta: se eu "gostei" do resultado? Claro! Não devemos nos apegar ao passado, mas sim no que está por vir. E tudo de novo que colocamos no ar e comunicamos até agora teve uma aceitação excepcional do mercado e dos habitantes do Mundo do Marketing. 

Leia também: Minha visão sobre a venda do Mundo do Marketing e Mundo do Marketing é adquirido pela TD

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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