MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Banimento do TikTok nos EUA confirma era de incertezas para as redes sociais em todo o mundo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

21 de jan. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Banimento do TikTok nos EUA confirma era de incertezas para as redes sociais em todo o mundo
Banimento do TikTok nos EUA confirma era de incertezas para as redes sociais em todo o mundo
Banimento do TikTok nos EUA confirma era de incertezas para as redes sociais em todo o mundo

O banimento do TikTok nos Estados Unidos durou menos de 24 horas. Após o cumprimento da suspensão da plataforma, programada para o último domingo (19), Donald Trump emitiu um decreto para suspender o banimento da rede social chinesa por 75 dias.

O tempo estipulado pelo recém-empossado presidente foi concedido para que a ByteDance – proprietária do TikTok – encontre um comprador para a operação nos EUA. Trump sugeriu que o governo dos EUA deveria adquirir 50% das operações da rede social no país em troca de manter o aplicativo em funcionamento.

O banimento foi aprovado nos moldes da “Lei de Proteção dos Americanos contra Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros” (H.R. 7521). Na ocasião da decisão, a Suprema Corte dos EUA entendeu que a ByteDance poderia utilizar os dados dos usuários para fins de vigilância e espionagem a favor do Governo Chinês.

Atualmente, o TikTok possui cerca de 170 milhões de usuários nos Estados Unidos. O uso do aplicativo é especialmente prevalente entre os adultos mais jovens – 56% de todos os adultos nos EUA com idades entre 18 e 34 anos afirmam usar a plataforma.

TikTok

Tempos incertos para as redes sociais

Na avaliação de Bruno Almeida, CEO da US Media, a proibição do TikTok nos Estados Unidos é mais um reflexo da crescente intersecção entre política, tecnologia e publicidade global. O cenário digital pode se tornar mais volátil, especialmente no que diz respeito à segurança da informação, disseminação de fake news e discursos extremistas.

Cresce, neste cenário, a expectativa de que as redes sejam regulamentadas em um claro alinhamento à administração Trump e à nova configuração do Governo Americano – sejam elas forçadas a fazer isso ou movidas à mudança de forma “espontânea”, como o Meta. No início do mês, Mark Zuckerberg anunciou um conjunto de mudanças nas diretrizes da plataforma. O gesto foi visto como um aceno ao governo Trump.

redes sociais

O executivo ressalta que a situação do TikTok, similar aos desafios enfrentados pelo X (antigo Twitter) em diferentes países, reitera a importância de uma estratégia de mídia diversificada e resiliente para marcas e anunciantes. Neste panorama, o foco deverá ser garantir resiliência em um ecossistema digital em constante transformação.

Transformações no mercado brasileiro

Para o mercado brasileiro e latino-americano, o CEO da US Media reforça a importância de priorizar parcerias que ofereçam segurança, inovação e capacidade de adaptação às novas regulamentações. Ele destaca que o sucesso na publicidade digital está diretamente ligado à capacidade de navegar por diferentes plataformas, explorando oportunidades e minimizando riscos.

Cabe ressaltar que o clamor pela regulamentação das redes sociais no país tem ascendido nos últimos meses. Em agosto de 2024, o X foi suspenso por decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. A ação foi fundamentada no descumprimento de ordens judiciais e na ausência de um representante legal da empresa no país, o que contraria o Marco Civil da Internet e outras legislações nacionais.

X foi suspenso por decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal

Após cerca de 40 dias de suspensão, em 9 de outubro de 2024, a plataforma X foi autorizada a retomar suas operações no Brasil. A decisão ocorreu após a empresa cumprir uma série de exigências judiciais, incluindo o pagamento de uma multa de R$ 28,6 milhões e a nomeação de um representante legal no país.

As mudanças nas diretrizes do Meta também chamaram a atenção de Alexandre de Moraes e do Presidente Luís Inácio Lula da Silva. O ministro criticou veementemente a decisão, enfatizando que as redes sociais devem operar no Brasil em conformidade com as leis nacionais. Já o Chefe do Executivo classificou a decisão como extremamente grave e convocou uma reunião para discutir o assunto com autoridades governamentais.

Leia também: Mudanças da Meta: como as novas políticas podem afetar negócios e consumidores

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme