O envelhecimento tem impulsionado o mercado de autocuidado masculino no Brasil, O tema representou 39% do crescimento dos momentos de uso de produtos de cuidados pessoais em 2024, conforme aponta um estudo da divisão Worldpanel da Kantar.
A busca por itens específicos para homens diante do surgimento dos primeiros cabelos brancos, linhas finas, rugas e sinais de cansaço aumentou de 70% em 2023 para 72% no ano seguinte.
Com essas mudanças, cresce também a adesão a procedimentos estéticos profissionais. Tratamentos faciais já são realizados por 17% dos homens, registrando um aumento de três pontos percentuais em um ano. A depilação facial com cera alcança 7%, com alta de um ponto percentual. O uso de botox contempla 2% dos brasileiros entre 35 e 44 anos.

A frequência no uso de produtos faciais aumentou entre aqueles que realizam procedimentos estéticos, especialmente hidratantes e tônicos faciais. Esse público demonstra uma adesão 2,5 vezes maior a essas categorias de produtos.
Nos cuidados realizados em casa, algumas categorias apresentaram crescimento significativo nos últimos cinco anos. O consumo de itens como hidratantes para os olhos triplicou. Produtos como body splash, corretivo para olhos, sabonete íntimo, itens para unhas, esfoliante corporal, pó facial, máscara facial e hidratante para os pés dobraram em número de ocasiões de uso.

O mercado de proteção solar – historicamente negligenciado pelo público masculino – gerou um tíquete médio de R$ 48 entre os homens que compram um único item por ano, movimentando aproximadamente R$ 2,4 bilhões.
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