A Apple lançou sua própria ferramenta de Inteligência Artificial, a “Apple Intelligence”. A novidade chegará até o final do ano, com outros recursos de IA para iPhone, Mac e outros dispositivos da companhia. A tecnologia trará ainda mais dinamismo para outras ferramentas, como a Siri que ficará mais conversacional, o “Genmoji” personalizado gerado por IA e acesso GPT-4o que permite que o Siri recorra ao chatbot da OpenAI quando não puder responder o que foi solicitado pelo usuário.
O lançamento foi feito na abertura da WWDC 2024, conferência anual da Apple para desenvolvedores, na sede da empresa em Cupertino, na Califórnia (EUA), que começou nesta segunda-feira (10) e vai até sexta-feira (14).
A Apple Intelligente será capaz de gerenciar notificações, escrever qualquer texto automaticamente ou resumi-los, seja em e-mails ou outros aplicativos. Para que isso ocorra sem problemas, a empresa afirma que seus recursos de IA serão processados no dispositivo para manter a privacidade das informações. Outra questão é que quando os recursos de IA precisarem ir para a nuvem, a Apple diz que eles irão para o que chama de “Nuvem Privada” e que os dados nunca serão armazenados nos servidores.
Evolução de Siri - A assistente de voz será integrada mais profundamente ao iPhone, aparecendo como uma luz pulsante na borda do seu dispositivo. Na versão iOS18 a Siri atuará dentro dos aplicativos, permitindo que o usuário peça ao assistente de voz para encontrar informações dentro de um determinado e-mail ou até mesmo exibir a foto de um de seus amigos. A Apple está contando com LLMs para ajudar a Siri a entender melhor o que você diz e acompanhar as solicitações e perguntas de acompanhamento.
A atualização também incluirá uma integração da Siri com o chatbot ChatGPT da OpenAI. Assim, a Siri determinará automaticamente se uma consulta seria mais adequada para ChatGPT, quando ela não souber responder.
IA na geração de imagens
Outra novidade é o “Genmoji”, um recurso que gerará reações semelhantes a emojis instantaneamente para que, quando o usuário não conseguir encontrar o que deseja, possa simplesmente criá-lo pela IA.
Outro novo recurso é o Image Playground, que será utilizado para geração de imagens. A Apple explicou que ele será integrado a outros apps, mas também possuirá o seu próprio e permitirá que os desenvolvedores acessem uma API para incluir o Image Playground em seus dispositivos.
Leia também: A Era das Perguntas: o que trazem os novos modelos de linguagem de inteligência artificial do mercado
COMPARTILHAR ESSE POST