Após três meses consecutivos de queda, o índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou aumento de 0,7 ponto em março, alcançando 84,3 pontos, conforme medição divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A alta indica um possível aumento no movimento dos estabelecimentos de alimentação fora do lar e trouxe uma perspectiva positiva para o setor de bares e restaurantes.
O primeiro semestre é um período estratégico para o setor, com datas comemorativas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, que tradicionalmente aquecem as vendas. O aumento da confiança do consumidor nesse momento sugere um cenário favorável, indicando que os brasileiros podem estar mais dispostos a gastar.

Entre os fatores que podem impulsionar o fluxo de clientes está a nova modalidade de crédito consignado baseada no FGTS, que pode injetar recursos significativos na economia. O Ministério do Trabalho estima uma movimentação de R$ 100 bilhões com a medida nos primeiros meses. Além disso, o arrefecimento da inflação e o feriado prolongado de abril, que inclui a Semana Santa e Tiradentes.
Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, a melhora na confiança do consumidor traz boas expectativas e pode resultar em um aumento nas vendas. Além disso, a ampliação do crédito abre novas oportunidades para os empreendedores investirem e expandirem seus negócios.
Leia também: Café, ovos e cesta básica: Como a ruptura está redesenhando o varejo
COMPARTILHAR ESSE POST