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Além do Dia: a ascensão da Semana e do Mês do Consumidor no varejo brasileiro

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

1 de abr. de 2025

CATEGORIA

Artigos

varejo mes do consumidor
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O comércio varejista brasileiro encerrou 2024 com um crescimento de 4,7% em relação ao ano anterior. Os dados foram apresentados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Apesar do desempenho positivo em 2024, as expectativas e as projeções traçadas para este ano, contudo, são mais moderadas.

Antes de trazer uma opinião sobre o impacto que o Dia do Consumidor e o movimento de estabelecê-lo como uma Semana ou um Mês representa para anunciantes e mercado varejista, precisamos analisar o cenário econômico dos dias atuais.  

A economia e a alta dos juros

No dia 20 de março, o Banco Central aumentou a taxa básica de juros da economia (Selic) em 14,25%, como uma medida protetiva contra a alta da inflação. O movimento, que pode não parar por aí, traz consigo alguns indicadores preocupantes para o mercado, como a diminuição do poder de investimentos por parte dos varejistas e o menor poder de compra dos consumidores.

Olhando o cenário de forma mais detalhada, percebemos que o ano será desafiador para o varejo, principalmente para quem trabalha com itens de maior valor e que acabam usando mais do parcelamento ou financiamento, como veículos e itens da linha branca. 

Por depender muito do crédito, com uma taxa de juros mais alta, uma crescente inadimplência e endividamento, o acesso a esses produtos fica mais difícil para o consumidor. Isso reflete em mais produtos no estoque, menos margem no caixa e a necessidade de um olhar ainda mais estratégico para se comunicar com o público no atual cenário do varejo.

O atual cenário do varejo

O comportamento do consumidor tem mudado, com a busca por experiências de compra mais completas e personalizadas. Clientes valorizam conveniência, agilidade e atendimento diferenciado.

O varejo online e multicanal impulsiona a criação de campanhas mais flexíveis e adaptadas aos diferentes canais de venda. Integração de lojas físicas e digitais é essencial. A análise de dados e o uso de ferramentas de marketing digital, como o brandformance, permitem entender e segmentar o público, criar jornadas de consumo mais relevantes, buscando posicionar a marca assertivamente e impulsionar as vendas. 

A partir daqui, identificamos a força das estratégias de comunicação omnichannel e quão fundamentais são para ter um bom aproveitamento das datas comemorativas possibilitando ampliar as vendas, diminuir estoques e criar jornadas mais atrativas para os consumidores. A partir deste ambiente, podemos entender o crescimento e a importância do Dia, da Semana e do Mês do consumidor no cenário varejista. 

O Dia, a Semana, ou Mês do Consumidor 

A cada ano, a data ganha importância no calendário dos anunciantes e tem sido destaque, atrás da Black Friday e do Natal. De uns dois anos para cá, é nítido que há um movimento claro de estratégias de comunicação e de promoções definidas para além do “Dia do Consumidor”, planejadas para a “Semana do Consumidor” e até o “Mês do Consumidor”.  Por que essa amplitude?  

Porque o varejo está percebendo que estender o impacto da data pode diluir o pico de demanda e otimizar a logística de pedidos e entregas. Além disso, possibilita criar mais pontos de contato com o consumidor, mediante uma comunicação integrada que ofereça promoções escalonadas para produtos que têm margens mais altas e um período maior para entender a jornada de consumo do cliente e comunicar no momento exato. 

A expansão das estratégias de comunicação das campanhas tem se mostrado eficaz para muitos anunciantes, e há diversas razões para isso. Abaixo listo algumas delas:

#1 - Diluição do pico de demanda

Estender o período de ofertas permite um fluxo de vendas mais equilibrado, otimizando a operação e a logística. 

#2 - Maior engajamento do consumidor

Uma comunicação omnichannel permite contato com o público em diferentes canais, ampliando a presença de marca e o engajamento. Campanhas promocionais mais longas oferecem mais oportunidades para interagir com os clientes, com promoções escalonadas, lançamentos de produtos e conteúdos relevantes ao longo do mês.

#3 - Aumento do ticket médio

Com mais tempo para pesquisar e comparar, os consumidores tendem a fazer compras maiores e mais planejadas, aumentando o ticket médio das vendas.

#4 - Fortalecimento da Marca

Campanha mais longa e prazos mais estendidos permitem que as empresas reforcem as suas ações comerciais, trazendo impacto de frequência para a marca e consolidando sua presença no mercado.

Branding e Performance

Somados a esses fatores, e não mais importante, está o trabalho consistente de comunicação integrada com foco no branding e na performance realizado nos meses ou anos que antecedem a data, visando impactar, criar valores, engajar e fidelizar o cliente. Neste cenário, entram as estratégias de brandformance direcionadas para posicionar marcas, gerar conversão de vendas e impulsionar os negócios. 

Diante deste movimento complexo e dinâmico, o Dia, a Semana ou o Mês do Consumidor se consolidam não apenas como um período de promoções, mas como um termômetro da maturidade das estratégias de comunicação do varejo. As marcas que compreendem a jornada do consumidor em sua totalidade, investindo em estratégias omnichannel que integram performance e branding estão pavimentando o caminho para um crescimento sustentável e um relacionamento duradouro com seus clientes. O futuro do varejo reside na capacidade de orquestrar uma sinfonia de experiências qualitativas, onde cada canal contribui para uma melodia de sucesso, impulsionando resultados e construindo marcas relevantes e altamente desejadas.

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Waldir Terence é Diretor de Projetos da Mootag

Waldir Terence

Diretor de Projetos da Mootag

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AUTOR

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