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Ainda Estou Aqui: uma aula de estratégias de Marketing no cinema

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

6 de dez. de 2025

CATEGORIA

Editorial

Ainda Estou Aqui: uma aula de estratégias de Marketing no cinema
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Ainda Estou Aqui: uma aula de estratégias de Marketing no cinema

Difícil encontrar um brasileiro 30+ que não se lembre da emoção de ver Fernanda Montenegro concorrendo ao Oscar. E agora, 25 anos depois, a sensação se repete com “Ainda Estou Aqui”, longa estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, com participação de Fernanda Montenegro, candidato brasileiro à maior premiação do cinema mundial. Se a ansiedade pelo Oscar está alta, a espera pelo Globo de Ouro acabou.

Ao anunciar Fernanda Torres como a grande vencedora do prêmio de melhor atriz, os brasileiros se viram, enfim, prestigiados no cinema mundial. Digo mundial, pois nosso país já provou que está disposto a voltar às salas de cinema: “Ainda Estou Aqui” estreou e liderou a bilheteria do Brasil, arrecadando mais de R$ 1 milhão, de acordo com dados da ABRAPLEX (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex).

A conquista do prêmio é a soma de muitos fatores que, muitas vezes, as pessoas não percebem. É, obviamente, pelo roteiro, direção, atuação e todas as questões que se imaginam ao falar de um filme, mas também de uma estratégia comercial para que o filme fosse visto – e considerado – por aqueles que comandam as grandes premiações. 

O filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, implementou diversas estratégias de divulgação que contribuíram para seu sucesso comercial e reconhecimento internacional. Para impulsionar a visibilidade do filme nas premiações, especialmente no Oscar, a equipe de "Ainda Estou Aqui" utilizou a tradicional campanha "For Your Consideration". Esse tipo de campanha sugere aos votantes as categorias em que o filme se destaca, como Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz, entre outras.

Já a  distribuição internacional do filme foi realizada pela Sony Classics, uma divisão da Sony Pictures reconhecida por levar filmes independentes a grandes premiações. Essa parceria facilitou o acesso a mercados internacionais e ampliou a visibilidade da obra.

"Ainda Estou Aqui" foi exibido em diversos festivais internacionais, como o Festival de Veneza, onde recebeu o prêmio de Melhor Roteiro e o Green Drop Award. A participação em festivais prestigiados aumentou a exposição do filme e gerou buzz positivo entre críticos e audiências. 

O carisma de Fernanda Torres e Selton Mello claramente colaboraram para que o mundo desejasse conhecer mais sobre esses artistas. A presença deles, aliada à direção de Walter Salles, atraiu a atenção da mídia e do público. Além disso, o filme recebeu críticas positivas que destacaram sua relevância cultural e qualidade cinematográfica, contribuindo para o interesse contínuo e o sucesso nas bilheterias.

Fora isso, a história da família Paiva traz um elo com o mundo atual e se conecta com o público ao transmitir uma mensagem de que, mesmo nas adversidades, é possível encontrar força, significado e reconexão. Essa abordagem otimista oferece conforto e inspiração para lidar com os desafios do presente, conversando com diferentes públicos e tocando em questões que transcendem barreiras culturais e geracionais.

E voltamos um pouco ao início do texto. Se os 30+ se lembram de Fernanda Montenegro concorrendo ao Oscar, a geração Z (e porque não, a Alpha) desconhecia essa representatividade e o sabor de ver um brasileiro em nos maiores tapetes vermelhos do cinema.

Ou seja, falamos sobre qualidade técnica, divulgação, engajamento, oportunidade, contexto global, carisma e vendas! 

As estratégias de divulgação, colocando os atores para debaterem e darem entrevista internacionalmente, abriram portas e foram fundamentais para estabelecer "Ainda Estou Aqui" como um forte concorrente em premiações internacionais e para alcançar um público amplo, consolidando seu sucesso comercial e crítico.

Agora é foco no Oscar.

E foco em tornar novos lançamentos verdadeiros produtos que possam ser reconhecidos globalmente.

Leia também: Por que as agências deveriam falar sobre dados criativos em seus pitches e propostas comerciais?

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

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