Em 2022, o investimento em publicidade no Brasil ultrapassou a marca dos 21 bilhões, segundo dados do estudo Cenp-Meios realizado pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão). Esse número expressivo mostra a importância que as empresas têm atribuído a divulgação de sua marca. No entanto, gastar dinheiro em campanhas publicitárias pode ser ineficiente se o cliente não estiver satisfeito com o produto/serviço oferecido.A publicidade é apenas um dos pilares importantes dentro do Mix de Marketing, uma vez que gera consciência e interesse sobre o produto. Para Philip Kotler, que popularizou esse conceito, os 4 Ps do Marketing são variáveis controláveis pelas empresas, ou seja, são pontos decididos internamente durante o planejamento e conforme os objetivos para influenciar os consumidores. São eles:- Produto: Refere-se aos bens ou serviços que a empresa oferece ao mercado. Isso inclui o design, características, embalagem, qualidade e variedade do produto. O objetivo é criar uma mercadoria que atenda às necessidades dos clientes e se destaque da concorrência.- Preço: Envolve a definição do valor monetário que será atribuído ao produto ou serviço. Isso inclui estratégias de precificação, descontos, promoções e políticas de preços. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre a percepção de valor pelo cliente e a rentabilidade para a empresa.- Praça (Distribuição): Refere-se aos canais de distribuição utilizados para levar o produto ou serviço até o cliente. Isso envolve decisões sobre os pontos de venda, logística, armazenamento e transporte. O objetivo é garantir que o produto esteja disponível no local certo e no momento adequado para o consumidor.- Promoção: Trata das estratégias de comunicação utilizadas para promover o produto ou serviço e criar conscientização e interesse no mercado. Isso inclui publicidade, promoções de vendas, relações públicas, marketing digital e outras formas de comunicação de marketing. O objetivo é informar, persuadir e influenciar os clientes a escolherem o produto ou serviço da empresa.No entanto, é essencial ir além dos 4 Ps tradicionais e considerar a importância da satisfação do cliente em todas as etapas do processo de marketing. Para ela, é fundamental entender que o melhor marketing é um cliente satisfeito.O mercado atual é altamente competitivo e exigente. O acesso à informação, permite clientes cada vez mais exigentes e em busca de experiências que vão além do simples produto ou serviço. Eles desejam se sentir valorizados, desfrutar de uma jornada de compra memorável e receber um atendimento personalizado. Por isso, é fundamental investir em estratégias de marketing que priorizem a experiência do cliente. Uma estratégia fugindo do tradicional para prestadores de serviço é adotar a remuneração via success fee, ou seja, remuneração com base no sucesso do seu serviço. A T&D Sustentável adota esse tipo de pagamento e ele gera a ao cliente confiança no produto, uma vez que a única forma da empresa receber é prestando um bom serviço.Além disso, vender apenas uma vez para cada pessoa pode limitar o crescimento de uma empresa. É muito mais vantajoso manter uma base de clientes fiéis, que continuam a comprar e recomendar seus produtos ou serviços. Essa base de clientes satisfeitos é uma fonte valiosa de receita recorrente e também pode se tornar defensora da marca, compartilhando suas experiências positivas com outras pessoas.É fundamental repensar a abordagem de marketing e compreender que o melhor investimento não se limita apenas à publicidade em si, mas sim em proporcionar uma experiência excepcional ao cliente. Ao priorizar a satisfação do cliente, é possível criar uma base sólida de clientes fiéis, impulsionar o crescimento sustentável do negócio e alcançar resultados significativos a longo prazo.*Maria Júlya Guimarães – Head de Marketing da T&D Sustentável, greentech do segmento de “Construção Civil e Sustentabilidade” que tem como propósito desenvolver tecnologias e serviços totalmente focados no combate ao desperdício de água
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