Quem nunca foi atendido por um chatbot em algum momento da sua jornada digital que atire a primeira pedra. Alguns entregam resultados melhores que os outros, é claro, mas não há nada melhor que conseguir resolver alguma demanda sem precisar telefonar para uma central, ouvir de 2 a 5 minutos de música clássica enquanto aguarda um atendente. Isso acontece graças à Inteligência Artificial e as empresas têm apostado cada vez mais em interações personalizadas para trazerem uma melhor experiência a seu público.
O sistema, que já foi treinado e conhece o seu histórico, consegue oferecer uma solução personalizada para a sua necessidade em poucos segundos. E em um mercado cada vez mais competitivo, quem oferece uma experiência do usuário cada vez mais agradável e ágil já começa em vantagens.
Segundo o quarto relatório anual “State of Personalization”, da Twilio, plataforma de engajamento e comunicação com o cliente, 62% dos líderes de negócios citam a retenção de clientes como um dos principais benefícios da personalização, enquanto quase 60% dizem que a personalização é uma estratégia eficaz para adquirir novos clientes. Os consumidores também confirmam cada vez mais o valor da personalização, com 56% dizendo que se tornarão compradores recorrentes após uma experiência personalizada, um aumento de 7% em relação ao constatado no relatório do ano passado.
Os números mostram claramente uma coisa: não dá para ignorar a importância das marcas criarem conexões com cada um de seus usuários. Nesse ponto, a IA entra para analisar enormes quantidades de dados em questão de segundos e também entender os hábitos dos consumidores, suas necessidades e preferências.
Dessa forma, é possível atingir o público ideal, oferecer produtos certeiros para um determinado grupo e direcionar esforços para o que realmente importa.
Muitas empresas já estão nesse caminho
Certamente você já usou algum serviço de empresas, de diferentes segmentos, que estão personalizando a experiência de seus consumidores a partir do uso da Inteligência Artificial.
Aplicativos de entrega de alimentos, por exemplo, que têm dark stores espalhadas pela cidade utilizam a IA para fazer a previsão de demanda e, dessa forma, ter um estoque mais otimizado. A partir dos dados gerados pelos próprios consumidores da plataforma é possível criar promoções, recomendar os melhores produtos e até mesmo enviar mensagens personalizadas para os usuários
Esse é só um dos exemplos de empresa que está disposta a entender as necessidades e preferências de cada cliente, criando um relacionamento mais forte e duradouro. Na pesquisa “Inteligência Artificial”, da Hibou, 31% dos entrevistados dizem querer receber indicações de produtos e serviços que combinem com seus interesses. Outros 30% desejam receber avisos sobre novidades ou promoções dentro de acordo com seus interesses e 16% querem que sejam criados novos produtos com os quais se identifiquem.
Portanto, investir em IA pode ser uma escolha estratégica e promissora para diversos setores.
Há muitas oportunidades pela frente
Não dá para negar que a Inteligência Artificial é uma das tecnologias mais transformadoras e disruptivas do nosso século. Ela é capaz de revolucionar a maneira com que vivemos, trabalhamos, nos comunicamos e ainda traz oportunidades para que as empresas melhorem suas operações e ofereçam produtos e serviços personalizados.
Entretanto, é sempre bom lembrar que do mesmo modo que ela traz diferentes oportunidades, a IA também apresenta desafios que merecem ser considerados. Para que a tecnologia forneça recomendações certeiras e personalizadas, ela deve ter acesso a dados precisos e confiáveis. Isso pode ser um desafio para as empresas, especialmente aquelas que estão lidando com grandes volumes de informações.
É necessário estar em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Isso significa que as empresas devem solicitar o consentimento explícito dos usuários para o tratamento de seus dados pessoais, informando de forma clara e transparente como esses dados serão utilizados.
Estamos falando, portanto, de uma ferramenta poderosa para as empresas melhorarem a satisfação do cliente e fidelizá-lo. Ao usar a IA para personalizar a experiência desses consumidores, essas marcas terão uma vantagem competitiva, além de produtos e serviços de alta qualidade.
*João Gabriel é Diretor de Growth da Iteris
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