No dia 08 de agosto, participamos do painel sobre casos de uso reais de inteligência artificial na mídia na Set Expo, o maior evento de tecnologia e negócios do setor e mídia e entretenimento da América Latina que ocorreu no Expo Center Norte.
O painel foi mediado por Leonardo Chaves, Gerente do Lab de Inovação da Globo. Teve como convidado internacional, o Kylle Maddock, VP de Marketing e Vendas da AppTek, que impressionou a todos com uma demonstração de dublagem automática, que fez um jornalista chinês, falar com fluência inglês, português e italiano, usando apenas inteligência artificial. O painel também contou com a apresentação da Bárbara Lins, apresentadora da Rede Globo e CEO da SOUV, que mostrou como a inteligência artificial tem impactado o jornalismo, mostrando exemplos de jornalistas criados por computação que pesquisam temas a fundo e apresentam os destaques para os espectadores.
Participantes do Painel sobre IA na SET Expo: Leonardo Chaves, Bárbara Lins, Kylle Maddock e Claudio Oliveira
Nós tivemos a oportunidade de mostrar uma ampla pesquisa de Marketing Science feita pela Núcleo de Marketing do curso de Administração da ESPM (NUMA ESPM) com apoio da Fapesp e CNPq que criou um simulador para prever se uma música fará sucesso. Esse estudo analisou o histórico de todas as canções que fizeram parte da lista das Top 200 do Spotify nos últimos 6 anos e comparou o padrão dessas músicas com outras que não chegaram na lista de sucessos usando inteligência artificial. Características da música como: ser dançante, energética, falada, instrumental, ao vivo, ter positividade e conteúdo explícito (uso de palavras impróprias) influenciam no sucesso da música, assim como variáveis numéricas como o ritmo da música em batimentos por minuto, a duração, o número de artistas e o gênero.
O total de seguidores que o artista já possui no Spotify possui um impacto relevante nesse sucesso, mas artistas com menos seguidores também podem construir um hit se a música tiver uma combinação de fatores relevante. A inteligência artificial nos ajudou a entender quais são as melhores combinações para gerar esse hit, e através desse entendimento, construímos um simulador para que artistas, produtoras e gravadoras possam simular o resultado das músicas antes de seu lançamento, para melhorar a tomada de decisões como definir o investimento em campanhas e qual será a música de trabalho de cada álbum.
O Simulador está disponível em https://www.simulacom.com.br e possui outros modelos também baseados em inteligência artificial como o Simulador de Anúncios de Bancos e de Publicações em Food Service. Até o final do ano, os pesquisadores do NUMA deverão lançar mais três simuladores. Contaremos os próximos passos da pesquisa nas redes sociais do curso de Administração da ESPM.
Simulador de sucesso de músicas
*Claudio Oliveira, pesquisador e professor de Marketing Science do curso de Administração da ESPM
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