Sazonalmente alguma novidade desponta no mercado como a sensação do momento. Já vimos ondas de temaki, frozen yogurt, palleta mexicana, pipoca gourmet, gin, Nutella e agora estamos na onda do pistache. Muito associado aos pratos doces, a iguaria se fez presente em sobremesas e se popularizou ao chegar às principais redes de fast-food.
Um dos exemplos mais recentes vem do Habib’s que lançou quatro novas sobremesas que fazem parte da campanha Exagero de Pistache. Entre os lançamentos estão: taça de sorvete de pistache, milk-shake de pistache e dois tipos de esfihas folhadas doces - uma com creme só de pistache e outra com base de chocolate branco, uma bola de sorvete e um creme no sabor de pistache coberto por farofa crocante.
Muito além de um sabor, o pistache está chegando ao mercado como uma alternativa de leite vegetal em ascensão, levando um sabor de nozes torradas a bebidas que vão de lattes a coquetéis. De acordo com a WGSN, o leite de pistache deve chegar ao mercado como uma alternativa mais sustentável, pois a pegada de carbono da produção de pistaches resistentes à seca é menor do que a de muitas outras oleaginosas.
Além disso, o sabor sutilmente doce combina bem com café e chá, o que permite que mixologistas combinem o pistache com sabores cítricos como limão, lima e laranja doce em coquetéis – o que permitirá que a indústria traga versões de xaropes, licores e essências. Essa é uma tendência mundial, mas deve chegar com mais força na América do Norte e na Europa e já está em ascensão em alguns países da Ásia-Pacífico.
Exemplos de marcas que já estão investindo na tendência: A Starbucks lançou para o inverno de 2024 o Pistachio Latte e o Pistachio Cream Cold Brew. Já a rede Táche (EUA), passou a oferecer o Pistachio Milk Latte, um café frio com seu leite de pistache.
Já o bar The Lynx, de Jacarta, lançou o coquetel Pistachio Matcha que combina matcha japonês com pistache em uma mistura de tequila envelhecida, licor de curaçao e suco de limão. Nos Estados Unidos, a mixologista Kelly Pettit apresentou o Pistachio Ramos Gin Fizz que combina o sabor de nozes do pistache com limão, lima, flor de laranjeira e matcha.
A próxima tendência
Apesar do pistache estar em crescimento na América Latina, a goiaba promete ser o próximo sabor a despontar em diversos produtos nas gôndolas. Nativa da América Latina e proeminente na culinária do Sudeste Asiático, a goiaba aumentará à medida que a demanda pelos sabores e ingredientes dessas regiões crescer.
Ela já está ganhando força no mainstream, com o buzz aumentando de 34 mil em 2019 para 156 mil entre os mainstreamers no Mapa de Influenciadores de Alimentos e Bebidas da WGSN. Mais próximo ao verão deveremos ver o sabor se combinar com notas florais como maracujá e flor de sabugueiro em bebidas ou ainda pimenta e limão.
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