MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

A Era das Perguntas: o que trazem os novos modelos de linguagem de inteligência artificial do mercado

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

23 de mai. de 2024

CATEGORIA

Tecnologia

O Google e a Microsoft estão em uma disputa acirrada para saber quem dominará o mundo da inteligência artificial. Ao testemunhar o sucesso do ChatGPT, da OpenAI, que foi financiado pela Microsoft, o Google entendeu que não pode ficar para trás. Primeiro, criou o Bard, que agora rebatiza de Gemini, com recursos ainda mais avançados. Seu modelo de inteligência artificial consegue entender ao mesmo tempo diferentes formatos, como textos, fotos, vídeos, áudios e códigos, ou seja, está muito mais apto a lidar com a complexidade da interação humana.

Em um teste de linguagem multitarefa, que incluiu a resolução de 57 disciplinas como matemática, história, direito e medicina, a New Atlas reportou que o Gemini obteve uma pontuação de 90%, enquanto o ChatGPT conquistou 86,4%, e especialistas humanos alcançaram 89,8%. Isso prova que sim, o Gemini tem melhores recursos de raciocínio e compreensão. O que não quer dizer, no entanto, que já tenha superado seu rival no quesito prático. A Microsoft oferece a tecnologia por meio do Copilot, que já vem dentro do pacote Office365, e tem conseguido impactar o mercado com muitos casos reais.

Além disso, o ChatGPT é extremamente sofisticado no processamento de linguagem natural. Certamente, uma grande vantagem do Google é ter toda a internet indexada em seus algoritmos, o que o fará agregar ainda mais valor aos seus produtos quando passarem a integrar o Gemini. Será possível pedir recomendações de restaurantes ao Maps, solicitar que o Youtube seja o DJ da festa, entre outros. O mais legal é que seu modelo de linguagem está sempre sendo atualizado com informações em tempo real.

Essa concorrência entre Microsoft e Google é saudável e acelera o crescimento do mercado. Assim como aconteceu com a computação em nuvem, que democratizou o acesso à tecnologia de ponta, permitindo que uma startup usasse os mesmos recursos que empresas grandes, a popularização das ferramentas de IA deve favorecer o empreendedorismo, com a criação de novos produtos, soluções e empresas.

Ao mesmo tempo, é importante levar em conta os possíveis riscos, já que esses recursos também estão mais disponíveis para cair em mãos erradas. Recentemente, golpistas induziram o funcionário de uma multinacional chinesa a pagar US$ 25 milhões depois de uma videoconferência falsa. Os criminosos captaram diversas imagens e sons dos colegas desse funcionário e usaram a tecnologia deepfake para criar avatares deles que pareciam reais, e que interagiram com o funcionário ao vivo durante a reunião virtual, recomendando que fizesse a transferência.

Está cada vez mais fácil recriar a realidade, e mais difícil distinguir o real do inventado. E é por isso que é imprescindível a criação de uma regulação forte, bem como fiscalização.

A cada passo que a IA dá, mais a utilizamos nas atividades do dia a dia sem nem nos darmos conta. Todo esse avanço tecnológico nos catapulta para novos tempos, a Era das Perguntas, na qual é mais importante saber questionar do que saber responder. A qualidade das informações acessadas depende do talento na hora de formular as perguntas.

É fundamental descobrir o que a máquina pode fazer melhor do que os humanos e entender como pedir isso a ela. É como se a IA fosse um funcionário ultraprodutivo, mas que precisa de comandos claros e supervisão. Ela está aprendendo a colaborar conosco e nós estamos aprendendo a colaborar com ela.

*Fernando Radunz é Diretor Executivo de Tecnologia e Pagamentos da Sodexo Benefícios e Incentivos no Brasil. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), possui ampla experiência em desenvolvimento de software, metodologias ágeis, segurança e infraestrutura. Acumula passagens no setor de varejo em empresas como B2W, Netshoes, Magazine Luiza. Já no setor financeiro, atou no Banco BMG, BS2, PagSeguro e Cielo, liderando as plataformas digitais e área de e-payments. Foi finalista do prêmio “CIO of the Year” pela IT Forum em 2021, pelo trabalho exercido como CIO do Banco BS2.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme